1. Procurando um servidor

Para começar a jogar Counter-Strike, é preciso conectar-se a um servidor. Portanto abra seu steam e clique em "Find Servers".

2. Ajustando os filtros para uma conexão vantajosa

Como sugere o nome, o filtro, quando configurado da maneira certa, servirá para lhe proporcionar uma conexão mais rápida e, por conseqüência, uma jogabilidade inúmeras vezes melhor — é como se fosse uma peneira em que só passam servidores apropriados.


A principal opção a ser ajustada aqui é a "Latency". Em termos simples, ela corresponde a quanto será seu PING dentro do servidor; quanto maior for este PING, mais a conexão será prejudicada. Portanto, prefira configurá-lo sempre abaixo de 150, no mínimo (sugere-se menos de 50 para uma jogabilidade bastante estável).

Aproveite a brecha para mudar a "Location" de onde você busca a lista de servidores. No caso, a preferência deve ser dada à South America, ou América do Sul.

Algumas outras opções podem lhe garantir uma lista com servidores mais específicos, como a "Server not full" (apenas os que tenham vagas livres), "Has users playing" (somente os que não estejam vazios) e "Not password protected" (não protegidos por senha).

Depois que os filtros já estiverem ajustados, clique em "Refresh all" para atualizar a lista dos servidores.

3. Dicas básicas e úteis de jogo

Sambe: Procure se movimentar de um lado para o outro enquanto estiver trocando tiro contra um inimigo que já tenha lhe avistado. Desta forma, a probabilidade de você tomar bala diminui, porém a maioria das armas, quando disparadas em movimento, sofre uma perda incrível em termos de precisão — esta técnica também é conhecida por "samba".

Mire sempre para o horizonte:
Evite andar olhando para o chão. Não é lá que estão seus inimigos. Mantenha a mira numa altura mais ou menos entre o peito e a cabeça do adversário. Assim, você estará mais preparado para um combate surpresa e reflexivo.