Análise: a internet cresceu demais e vai quebrar roteadores antigos

1 min de leitura
Imagem de: Análise: a internet cresceu demais e vai quebrar roteadores antigos
Imagem: Thinkstock

Que a internet é imensa e não para de ser expandida não é novidade para ninguém, mas aposto que você não imaginava que esse crescimento acelerado e desordenado pode resultar em uma catástrofe para muitos servidores. Analistas do Renesys fizeram uma previsão bastante apocalíptica para o futuro próximo da rede, afirmando que muitos roteadores podem virar obsoletos em breve.

Nas próximas semanas, hardwares mais antigos chegariam a um limite de funcionamento, sobrecarregando e deixando de funcionar, o que pode ser um problema para vários pequenos provedores e servidores. Não há como saber a quantidade de dispositivos e empresas afetados, mas é possível que alguns cantos da internet experimentem pequenos inconvenientes e instabilidade. Até agora, nenhum grande abalo foi detectado, o que é visto como uma ótima notícia pela equipe.

O problema, segundo a análise, está na tabela de roteamento, uma série de entradas (ou rotas) com dados sobre onde as identificações de uma rede estão localizadas. A configuração padrão em muitas plataformas que usam essa tabela suporta o máximo de 524.288 rotas — e, recentemente, as redes já atingiram a barreira dos 500 mil.

Mantenha a calma

O espaço no protocolo IPv4 está cada vez mais estreito, mas novas rotas não param de ser criadas por lá. A ideia, de acordo com os especialistas, era encorajar sistemas autônomos a crescerem (plataformas de empresas e universidades, por exemplo) ou até o IPv6 a se popularizar, mas isso não tem acontecido.

Os responsáveis pela pesquisa afirmam que os donos de serviços online precisam estar atentos a problemas de latência e alcance para substituir os provedores que apresentarem problemas. Quanto aos consumidores, o conselho é "não entrem em pânico": o "núcleo" da internet usa roteadores com bem mais capacidade e, para o público geral, isso deve ser um pequeno incômodo em vez de um apocalipse digital.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.