Centro de escaneamento do Arquivo da Internet é destruído por incêndio

1 min de leitura
Imagem de: Centro de escaneamento do Arquivo da Internet é destruído por incêndio

(Fonte da imagem: Reprodução/Internet Archive Blogs)

Um incêndio no Arquivo da Internet, em São Francisco, EUA, causou a destruição estimada de US$ 600 mil (aproximadamente R$ 1,37 milhão) em equipamentos. Felizmente, ninguém foi ferido no incidente, mas o dano à propriedade arruinou alguns materiais físicos que ainda estavam para ser digitalizados e restringiu a habilidade da organização não lucrativa para documentar a história da web.

Cerca de metade do total de documentos físicos perdidos para o fogo já havia sido digitalizada. O Arquivo da Internet afirma estar conversando com parceiros no setor de livrarias para determinar o que pode ser substituído. Nenhuma informação do banco de dados da instituição foi eliminada, já que existem backups em diversos locais.

A organização está em busca de doações e ajuda para escaneamento enquanto substitui seu hardware e repara ou reconstrói o prédio afetado. Segundo o Arquivo, a ação rápida e grandiosa do corpo de bombeiros de São Francisco reduziu consideravelmente os danos. Graças a isso e a uma política inteligente de backups, espera-se que o incêndio não restrinja muito as atividades da instituição.

(Fonte da imagem: Reprodução/Internet Archive Blogs)

História de peso

O Arquivo da Internet foi fundado em 1996 com a intenção de construir um repositório permanente de informação digital, incluindo sites, filmes e software. Ele abriga mais de 10 petabytes (ou 10 mil TB) de informações e é responsável pelo Wayback Machine, um registro pesquisável de velhas páginas da web que fornece fotos da história da rede mundial de computadores.

Enquanto as reformas são realizadas, os oitos funcionários do prédio queimado serão realocados para as instalações do arquivo físico da organização, que fica do outro lado da baía de São Francisco. Os interessados podem ajudar nos esforços de escaneamento clicando aqui e fazendo doações via cartão de crédito, PayPal e Bitcoins a partir deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.