Internet

Barbie com IA? Mattel e dona do ChatGPT fazem parceria para desenvolver produtos

A Mattel e a OpenAI trabalhar juntas para adicionar inteligência artificial em futuros lançamentos da gigante de marcas de brinquedos e jogos.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

16/06/2025, às 17:30

A Barbie vai falar — ou quase isso. A Mattel anunciou uma parceria inédita com a OpenAI para incorporar ferramentas de inteligência artificial em seu portfólio de brinquedos.

A fabricante é dona de marcas icônicas como Barbie, Hot Wheels, Jurassic World, Matchbox e Fisher-Price, e pretende usar a tecnologia para dar uma nova camada de interatividade aos seus produtos.

“Com mais de 80 anos de confiança conquistada entre pais e famílias, a Mattel lidera a adoção de novas tecnologias que aprimoram o engajamento dos fãs de forma responsável e cuidadosa”, disse a companhia no comunicado oficial. “Como parte dessa colaboração, Mattel e OpenAI enfatizaram segurança, privacidade e proteção nos produtos e experiências que chegarão ao mercado.”

Foto-de-várias-bonecas-Barbie
A Mattel e a OpenAI fecharam parceria para trazer mais tecnologia às marcas da fabricante de brinquedos. (Fonte: GettyImages)

Por enquanto, não há detalhes sobre os projetos específicos da parceria, mas é fácil imaginar o que vem por aí: personagens com IA própria, interações personalizadas com brinquedos e talvez até uma Barbie com respostas geradas por GPTs — tudo com a proposta de tornar a experiência ainda mais imersiva.

IAs para dar vida aos brinquedos?

A tecnologia da OpenAI, afinal, permite a criação de personas virtuais customizadas, e não seria surpresa ver isso aplicado em personagens do universo Barbie, por exemplo. Como essa integração vai acontecer, porém, ainda é um mistério.

“A Mattel e a OpenAI continuarão colaborando no desenvolvimento simultâneo de uma série de produtos e experiências”, afirmou a fabricante. O primeiro projeto da parceria deve ser anunciado ainda este ano.

A inteligência artificial está invadindo até os brinquedos. Quer saber como isso vai afetar o futuro da diversão e da tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe de perto as próximas jogadas da IA no mundo real.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.