Internet

ChatGPT caiu? IA apresenta instabilidade nesta terça-feira (10)

Os serviços da OpenAI — APIs, ChatGPT e Sora — apresentaram um problema massivo nesta terça-feira, mas já está em correção.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

10/06/2025, às 10:23

Atualizado em 10/06/2025, às 15:19

ChatGPT caiu? IA apresenta instabilidade nesta terça-feira (10)

O ChatGPT amanheceu offline nesta terça-feira (10). O chatbot e outros serviços da OpenAI apresentam problemas há pelo menos 6 horas.

“Nós identificamos a causa do problema que gerou erros elevados e aumento de latência em todos os serviços listados — APIs, ChatGPT e Sora. Estamos trabalhando em implementar uma correção”, comunica a OpenAI no site OpenAI Status, que mostra a disponibilidade dos serviços.

Na apuração do problema, o TecMundo conseguiu acessar o ChatGPT, mas o chatbot não responde às solicitações como deveria. No lugar, ele apresenta uma mensagem de erro: “Erro na transmissão de mensagem.”

O ChatGPT apresenta mensagens de erro com frequência nesta terça-feira (10). (Fonte: Carlos Palmeira/TecMundo)

A queda também foi refletida no número de queixas no site Downdetector. Por lá, o pico de reclamações aconteceu por volta das 9h da manhã (Brasília), com mais de 922 denúncias de erro no chatbot.

Até o momento, a OpenAI não deu detalhes sobre o que causou a instabilidade nos serviços.

Instabilidade virou piada no X

A instabilidade do ChatGPT virou motivo de piada em várias publicações nas redes, especialmente no X.

Retorno dos serviços

De acordo com o Down Detector, o ChatGPT voltou a funcionar no início da tarde no Brasil, por volta das 12h30 (horário de Brasília). No horário, as reclamações acerca da instabilidade começaram a diminuir. Em testes realizados pela reportagem, a IA estava funcionando normalmente às 15h.

O TecMundo acompanha às movimentações relacionadas à instabilidade do ChatGPT e serviços da OpenAI. Continue ligado no site para ficar ligado nas informações mais recentes.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Fontes