Google prepara nova IA agêntica para ajudar programadores e possível competidor para o Pinterest
Nas vésperas do Google I/O, o Google demonstrou uma nova IA agêntica para auxiliar programadores em todas as etapas do desenvolvimento de software e novas funções de busca por imagem

13/05/2025, às 17:00
No esquenta para o Google I/O deste ano, o Google demonstrou uma nova inteligência artificial agêntica voltada para programadores. A ferramenta foi criada para colaborar com desenvolvedores em todas as etapas do projeto, executar tarefas sozinha e ajudar na documentação do código. As informações são do site The Information.
Três pessoas que participaram das demonstrações relataram ao The Information como foi a experiência. A solução atua como um assistente no desenvolvimento de software, identifica bugs e aponta possíveis falhas de segurança no código. Poucos detalhes sobre a interação com o produto foram revelados, no entanto.
Já existem várias ferramentas de apoio à programação baseadas em grandes modelos de linguagem (LLMs). O próprio Google oferece o Gemini Code Assist, alimentado pelo Gemini 2.5.

Mas, pelas capacidades agênticas da nova plataforma, ela deve ir além de apenas sugerir código ou apontar erros. A expectativa é que a IA consiga executar tarefas completas de forma autônoma, com múltiplas etapas em sequência, sem depender do usuário.
Google quer acirrar disputa com o Pinterest
Outra novidade apresentada a portas fechadas foram os novos recursos para a pesquisa de imagem. O sistema passa a entregar resultados mais ricos e também sugerir ideias ao usuário em temas como moda e design de interiores.
A ferramenta permite favoritar e salvar imagens encontradas na web em páginas específicas, segundo as fontes. Ao que tudo indica, essas imagens poderão ser compartilhadas com outras pessoas.
Segundo o The Information, a novidade foi desenhada para explorar melhor o potencial da busca nativa do Google e apresentar resultados visuais de forma mais interessante.
Google I/O vem aí
O Google I/O 2025 está marcado para os dias 20 e 21 de maio e deve apresentar as principais novidades do ecossistema da empresa, com destaque para a inteligência artificial.
Este ano, no entanto, a estrutura do evento muda um pouco. O Google realiza já nesta terça-feira (13) o The Android Show, uma conferência separada dedicada ao sistema operacional. Com isso, o Android pode acabar tendo menos espaço — ou até nenhum — na keynote principal.
- Leia também: Google muda visual do widget para tela inicial no Android; veja como ficou
- Aproveite: aprenda tudo sobre IA e prompts com economia aplicando o cupom Udemy!
Quer acompanhar tudo o que rolar no Google I/O 2025? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais novidades sobre IA, Android e muito mais.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.