Internet

"Modo IA" do Google é liberado para mais pessoas

O "AI Mode" do Google, formato de buscas que apresenta resultados em linguagem natural usando IA, será liberado para mais usuários nos Estados Unidos

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

05/05/2025, às 18:30

"Modo IA" do Google é liberado para mais pessoas

O AI Mode do Google está sendo liberado para mais usuários, anunciou a empresa na última quinta-feira (1º). Nas próximas semanas, um “pequeno percentual” de usuários dos Estados Unidos verá uma aba dedicada ao modo de consultas com inteligência artificial diretamente na interface do buscador.

Lançado em março de 2025, o novo modo é uma evolução do recurso “Visão Geral criada por IA”, disponível no Brasil desde agosto de 2024. Em vez de compartilhar espaço com os resultados tradicionais de busca, as respostas aparecem em linguagem natural, em formato conversacional — similar à interação com um chatbot como o Gemini.

Diferentemente da busca convencional, o AI Mode gera respostas diretas e contextualizadas, com base em informações disponíveis na web. Cada resposta inclui links e referências para as fontes utilizadas, como notícias e sites relevantes.

Esse novo formato representa uma reformulação da experiência de busca no Google, aproximando-a da proposta oferecida por ferramentas como o ChatGPT e o Perplexity — ambos também com sistemas de busca aprimorados por IA.

Quando disponível, o AI Mode aparecerá em uma aba separada na interface de busca — ao lado de opções como “Todos”, “Imagens” e “Vídeos”.

Atenção: IA ainda comete erros

Apesar dos avanços, os grandes modelos de linguagem (LLMs) ainda não são totalmente confiáveis. Mesmo com as informações embasadas por links, a maneira como a IA interpreta e organiza os dados pode levar a imprecisões — um fenômeno conhecido como alucinação.

Por isso, é importante encarar o AI Mode como uma ferramenta de apoio, não como substituta do método tradicional de busca. Sempre que possível, verifique as informações diretamente nas fontes indicadas. Se restar alguma dúvida, a busca manual continua sendo uma alternativa mais segura.

Vale lembrar que o “Visão Geral criada por IA” apresentou respostas absurdas — e até perigosas — nos primeiros testes. Embora a ferramenta e os modelos tenham evoluído significativamente, erros ainda são possíveis.

Disponibilidade limitada

Por enquanto, o AI Mode do Google está disponível apenas para testadores nos Estados Unidos. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Quer saber quando o AI Mode vai chegar por aqui? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, YouTube, X e Facebook para não perder nenhuma novidade sobre o futuro das buscas online.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.