CERN recria primeiro site público da história da internet

1 min de leitura
Imagem de: CERN recria primeiro site público da história da internet

Que tal visitar a primeira página da história da internet? (Fonte da imagem: Reprodução/WWW Project)

Hoje, dia 30 de abril, o primeiro site da internet totalmente “aberto ao mundo” completa 20 anos desde que foi disponibilizado para ser acessado por qualquer pessoa.

Foi nessa data, em 1993, que Tim Berners-Lee, na época um dos funcionários do CERN, tornou pública a primeira página da internet utilizando o conceito de World Wide Web – permitindo, também, que todo o mundo pudesse utilizar tais tecnologias de forma livre e sem pagar quaisquer tipos de royalties.

O site havia sido criado dois anos antes, em 1991, e trazia somente textos dispostos de maneira bem básica – principalmente se o compararmos com as páginas desenvolvidas nos anos que se seguiram.

Para comemorar o aniversário, o CERN decidiu recriar o site da mesma forma como era na época – ou, pelo menos, quase isso. Acontece que os profissionais que trabalham no centro de pesquisas que “comanda” a internet só encontraram a versão da página que ainda estava no ar em 1992.

No comunicado oficial do centro, eles não jogaram a toalha e citam que a busca por versões mais antigas da página continua. Além disso, outro detalhe bacana é o fato de que a URL e os caminhos são os originais da época, ou seja, o site apresenta agora os mesmos endereços utilizados mais de 21 anos atrás, como podemos ver na sua página principal, por exemplo:

Basta clicar no link acima para acessar o site. Vale lembrar que a ideia do CERN com esse projeto é dar inicio a um movimento que mantenha viva a história da internet, inclusive ressuscitando alguns sites “jurássicos” da rede.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.