(Fonte da imagem: Divulgação/6colors)

O que existe em comum entre uma MP3, um site de cupons de descontos e o escritor alemão Goethe? E o que tudo isso tem a ver com o Brasil? A resposta para a primeira pergunta é Ilmenau: cidadezinha alemã de aproximadamente 26 mil habitantes, situada aos pés da floresta da Turíngia.

Apesar da paisagem rural predominante nessa região, que inspirou Goethe, o bucólico vilarejo abriga um dos mais avançados polos tecnológico desse país.

Sede da Technische Universität Ilmenau (Universidade de Tecnologia de Ilmenau), essa espécie de “fazenda high-tech ”é o berço do MP3, criação do professor Dr. Brandenburg, e também de “Toomas” – o único robô-vendedor em atividade no mundo. 

E é exatamente nesse contexto de robótica, tecnologia de ponta e muita natureza que a startup 6colors GmbH foi criada. Dois alunos recém-formados pela universidade aproveitaram o conhecimento e a infraestrutura oferecidos pela instituição de ensino para dar início aos seus projetos dedicados à internet. Eles garimparam talentos de todo o mundo, que são atraídos pela qualidade da própria TU Ilmenau, e montaram sua equipe por ali mesmo.

Muitas culturas em um só lugar

(Fonte da imagem: Divulgação/6colors)

O time é composto por pessoas dos quatro cantos do planeta, com diferentes costumes e valores. Apesar das diferenças culturais, eles dividem uma mesma visão de mundo, que é a essência de toda startup: criatividade, ousadia e capacidade de inovar com recursos financeiros não “tão abundantes”. Dessa forma, essa equipe faz negócios com diversos países do mundo, e, claro, o atraente Brasil não poderia ficar de fora.

“Ao avaliarmos todos os possíveis mercados de internet, nos mais diferentes países, o Brasil logo se tornou nossa primeira opção. Não pensamos duas vezes em trazer nossa plataforma para cá! A economia em rápido crescimento e seu potencial futuro bem como o mercado de comércio eletrônico já desenvolvido tornaram essa decisão muito fácil para nós”, diz Florian Weissenstein, CEO da 6colors.

E foi assim que nasceu o Cuponzar: um site de cupons de desconto, ofertas e promoções que oferece, gratuitamente, tickets de desconto para as principais lojas virtuais brasileiras. Tal conceito é ainda bem novo por aqui, mas já está bem consolidado nos Estados Unidos e na Europa. Na Alemanha, existe um número expressivo de consumidores conhecidos como “bargain hunters” (ou “caçadores de pechinchas”, em tradução livre para o português), que dão preferência às compras online por já oferecerem preços mais baixos e também devido aos cupons virtuais.

Aposta no Brasil

(Fonte da imagem: Divulgação/6colors)

Os primeiros meses do Cuponzar e a resposta do usuário brasileiro revelam que cupons de desconto online funcionam muito bem no Brasil: uma tendência que aparenta ganhar espaço rapidamente entre os consumidores e que tem potencial para transformar o comportamento de compra dos brasileiros.

E é desse isolado vilarejo (o “centro urbano” mais próximo fica a 45 minutos de trem) que a equipe brasileira administra o site. Outro ponto curioso é o idioma de trabalho. O inglês é a língua franca, mas, no dia a dia do escritório, todas as línguas se misturam. Além do já consagrado “portunhol”, escuta-se inglês misturado com alemão, adicionados a expressões de outros idiomas.

O avanço da globalização, sustentado pela propagação das tecnologias de comunicação, leva ao entrelaçamento de atividades culturais e econômicas, tornando possível reunir talentos com diferentes históricos e formações para gerir negócios com outros países a partir de qualquer lugar, até mesmo de uma “fazenda”, ainda que “high-tech”.

Cupons de desconto TecMundo: