Por quais processos os programas do Baixaki passam antes de ir pro ar?

3 min de leitura
Imagem de: Por quais processos os programas do Baixaki passam antes de ir pro ar?

Todos os dias você acessa o Baixaki em busca de novos programas, atualizações e novidades na área de tecnologia. Enquanto navegava em nosso portal você já deve ter ficado curioso a respeito de como funciona nossa área de conteúdo. Hoje vamos acompanhá-lo por um tour mostrando como os programas e artigos chegam até você.

Nosso trabalho começa com a seleção dos programas e temas que serão disponibilizados no Baixaki. Este é um processo diário, feito cuidadosamente pela equipe de coordenação de conteúdo, de forma que os usuários possam desfrutar de programas e artigos variados, interessantes e diferentes a cada acesso. Após esta etapa, este material é distribuído para o pessoal da redação, conforme afinidades pessoais para os temas e plataformas.

Quando recebemos o material que deve entrar no portal em nossa planilha de tarefas, nós da redação iniciamos a etapa de disponibilização, conforme a natureza do conteúdo.

Como os programas são testados?

Se for um programa, procuramos junto ao desenvolvedor as informações sobre funcionamento, compatibilidade, requisitos e funções disponíveis.

É efetuado o download do programa em questão, que passa pelo exame de um antivírus. Para garantir que os aplicativos disponibilizados no Baixaki não tenham quaisquer vírus ou ameaças que possa vir a prejudicar o computador de nossos usuários, a equipe trabalha com computadores providos de programas com licença genuína e antivírus constantemente atualizados para garantir segurança total ao nosso conteúdo.

Imagens da equipe da NZN

Depois de aprovado pelo antivírus, o programa então é instalado e todas as suas funções são testadas. Além disto, averiguamos outros quesitos relevantes com relação à utilização do programa como a interface, compatibilidade entre versões dos sistemas operacionais, disponibilidade de manuais e/ou tutoriais para esclarecimento de dúvidas e, quando possível, comparamos com outros programas da mesma categoria.

Após a testagem passamos para a etapa de escrever a resenha do programa, na qual são identificadas as funções e aspectos gráficos de cada um. Para finalizar, é acrescentada a opinião do redator sobre o aplicativo ressaltando as impressões que ele teve durante o processo de testes.

E os artigos?

Quando o conteúdo a ser apresentado é um tema para artigo, o processo é um pouco diferente. Primeiro fazemos uma cuidadosa pesquisa sobre o tema em questão, levando em conta tanto informações mais antigas quanto o que há de mais moderno sobre ele. Em seguida, são conciliados conhecimentos anteriores às informações levantadas e o processo de desenvolvimento do texto é iniciado.

Após terminada a fase da escrita do texto são acrescentadas imagens que possam ilustrar o assunto e oferecer informações visuais ao material escrito, de forma que você possa aproveitar cada detalhe do tema proposto. Além disto são relacionados programas relevantes ao assunto tratado que possam ser interessantes para os usuários.

Manutenção dos links

Muitas vezes os desenvolvedores acabam por efetuar uma mudança de domínio para suas páginas ou trocar links (por motivos variados). Quando isto acontece, nossa equipe de manutenção entra em ação o mais rápido possível para substituir aqueles presentes no Baixaki e que estejam com problemas ou ultrapassados.

Neste aspecto, há também uma colaboração por parte de você usuário, que se preocupa em reportar links quebrados e enviar suas sugestões sempre. E como resposta a este trabalho diário de nossa equipe, você pode contar sempre com programas novos e seguros, além das novidades do mundo da tecnologia em nosso portal.

Equipe da NZN

Esta é apenas uma pequena parte do trabalho da NZN em busca da difusão de conhecimento para seus usuários. E, se você gosta do Baixaki, não deixe de conhecer nossos outros sites que são o Baixaki Jogos, Tudo Gostoso, Muita Música, Minha Série e Eu Já Fui.

Esperamos que tenham gostado de conhecer como funciona o processo que leva os programas e artigos diariamente até vocês. Agora é com você usuário, não deixe de dar sua opinião sobre o assunto comentando este artigo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.