Vídeos falsos do conflito entre Irã e Israel viralizam no X (antigo Twitter); veja

2 min de leitura
Imagem de: Vídeos falsos do conflito entre Irã e Israel viralizam no X (antigo Twitter); veja
Imagem: GettyImages

Uma nova fase do conflito entre Irã a Israel teve início no último sábado (13) e, além de vídeos gravados pela mídia local, fica bem difícil saber o que realmente está acontecendo entre os países.

Uma das publicações que mais tem feito sucesso é o de um suposto ataque de Israel à embaixada iraniana. O conteúdo em questão é na verdade, de um ataque com mísseis da Ucrânia contra a cidade ocupada pela Rússia de Sebastopol, na Crimeia, em março deste ano. Veja:

Vídeos mostrando mísseis atingindo Israel também foram amplamente impulsionados pelo algoritmo do X (antigo Twitter). O dono de uma conta colocou a legenda "A 3ª Guerra Mundial começou" e anexou um vídeo de foguetes sendo disparados. O único detalhe é que o conteúdo em questão foi gravado em 2021, e não em 2024. Além de não ter sido confirmado que os mísseis realmente chegaram ao solo israelense.

Outra postagem mostrando a ação do Domo de Ferro de Israel também foi divulgado como recente, mas o conteúdo em questão é de outubro de 2023.

Domo de Ferro foi citado em notícias falsas sobre conflito entre Irã e Israel. (Imagem: Getty Images)Domo de Ferro foi citado em notícias falsas sobre conflito entre Irã e Israel. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Dados do Institute for Strategic Dialogue ou Instituto para o Diálogo Estratégico (ISD) citam que os 34 conteúdos falsos postados receberam mais de 37 milhões de visualizações. Sem contar as republicações.

Algoritmo ajuda na propagação de desinformação

O grande problema é que boa parte das contas que estão postando vídeos e fotos antigos ou geradas por IA estão sendo impulsionadas devido os donos serem assinantes de um dos planos da rede social.

E o algoritmo também está deixando a desejar: manchetes falsas são amplamente divulgadas e o vídeo de um incêndio florestal que aconteceu no Chile, em fevereiro de 2024, também fez sucesso na rede social. A televisão estatal iraniana chegou a publicar as imagens do incêndio dizendo que, na verdade, aquelas eram as as consequências do ataque iraniano contra Israel.

Um recurso que tem ajudado a acabar com a propagação de notícias falsas são as Notas da Comunidade, mas tudo ainda depende dos usuários. Até lá, o conteúdo é amplamente divulgado pela plataforma como se fosse real. Até mesmo uma publicação de Joe Biden uniformizado circulou no Twitter como se fosse real.

Após a descoberta do ISD, apenas duas publicações foram sinalizadas como falsas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.