YouTube teve enxurrada de supostas lives da SpaceX durante eclipse

1 min de leitura
Imagem de: YouTube teve enxurrada de supostas lives da SpaceX durante eclipse
Imagem: GettyImages

Durante o eclipse solar desta segunda-feira (8), o YouTube ficou lotado de transmissões ao vivo de páginas falsas da SpaceX divulgando esquemas para roubar criptomoedas. A estratégia aproveitou imagens de um discurso de Elon Musk, porém, com alterações feiras com inteligência artificial (IA) em uma tentativa de enganar usuários desavisados.

A prática de usar transmissões falsas para divulgar links para roubar criptomoedas se tornou algo recorrente no YouTube. Grandes canais que tiveram suas contas invadidas por criminosos, incluindo as verticais da Linus Media Group e vários influenciadores brasileiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aproveitando a popularidade do eclipse solar, golpistas voltaram a colocar a estratégia em ação. Agora, eles aproveitaram canais roubados com selo de verificado do YouTube para se passar pela SpaceX, fabricante de modelos aeroespaciais de Elon Musk, para divulgar links de esquemas de criptomoedas.

Oportunidades falsas de investimento

Nos QR Codes anexados ao vídeo, os golpistas ofereciam uma oportunidade de "investimento", em que eles podiam depositar suas economias em carteiras digitais de redes populares, como Bitcoin ou Ether. Em alguns casos, as transmissões contavam com farsantes de Elon Musk para dar mais legitimidade ao golpe, tanto por voz gerada por IA quanto no chat.

Segundo o Mashable, uma das transmissões falsas acumulou mais de 210 mil espectadores simultâneos, mas é impossível garantir que são usuários reais. De toda forma, a grande quantidade de visualizações torna o golpe ainda mais convincente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.