Programa de internacionalização: entenda o que é e como funciona

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Programa de internacionalização: entenda o que é e como funciona
Imagem: Fonte da imagem GettyImages

algumas décadas, um profissional que desejasse trabalhar fora do país teria que buscar informações em listas telefônicas, entrar em contato com as empresas por FAX e enviar documentação por cartas. Tudo era muito mais trabalhoso para conseguir a internacionalização do currículo. 

O avanço tecnológico fez com que tudo isso ficasse mais simples, principalmente com a ajuda de universidades com programas internacionais. O Mackenzie, por exemplo, tem uma longa experiência com a internacionalização, para que seus alunos possam aproveitar oportunidades acadêmicas e profissionais fora do Brasil.

Confira, a seguir, alguns dos programas da universidade!

Afinal, o que é internacionalização? 

A internacionalização, dentro da realidade universitária, é um processo de incentivo para que estudantes e professores brasileiros tenham trocas e experiências com instituições de ensino e alunos de fora do Brasil. 

Para que a formação universitária não isole o estudante, dentro do contexto de um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a internacionalização pode dar a ele a chance de pensar nas oportunidades de aprendizado que são possíveis por meio de parcerias internacionais. 

Ela pode ocorrer de diversas formas, sendo a mais conhecida o intercâmbio. Nele, o aluno viaja a outro país e experiencia realidades universitárias e culturais completamente diferentes. O intercâmbio permite que o aluno conheça professores e colegas diversos, atue em linhas de pesquisa científica diferentes e consiga se adaptar com a vida em outro país, ganhando autonomia.

Mas outras formas de ter uma educação que incentive a internacionalização sem precisar necessariamente viajar, como 

  • cursar matérias ministradas por professores estrangeiros no Brasil 
  • ter uma graduação reconhecida por uma instituição do exterior, parceira da universidade local  
  • investir no aprendizado de uma língua estrangeira durante a graduação

Em todos esses casos, o estudante terá um currículo acadêmico mais robusto, contribuindo para que ele viva uma carreira de sucesso além das nossas fronteiras. Muitos brasileiros, por exemplo, são disputados por empresas estrangeiras que sofrem com a falta de profissionais qualificados.

Dessa forma, quanto mais experiências internacionais as pessoas tiverem no currículo, mais fácil será a sua adaptação à rotina e ao trabalho em outro país. O Mackenzie entende que esse tipo de troca é enriquecedora, pois a internacionalização faz parte da história da universidade desde os primeiros momentos 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) teve origem na Escola Americana, fundada em 1870, em São Paulo, por educadores e missionários presbiterianos. Ou seja, a instituição nasceu internacionalizada. 

Por que a internacionalização é vantajosa para os estudantes? 

PA internacionalização traz muitos benefícios aos universitários, independentemente da área. A troca de informações abre oportunidades de pesquisa científica, o que pode contribuir para que o estudante tenha acesso a bolsas de mestrado e doutorado.

Além disso, o aluno poderá exercitar um segundo idioma, ganhando autonomia em sua comunicação e conquistando mais segurança para ter novas experiências fora do Brasil. 

Segundo o Itamaraty, o número de brasileiros vivendo na Irlanda triplicou entre os anos de 2018 e 2022. Para aqueles que tiveram experiência de como é viver fora do seu país e dominavam um segundo idioma, fica evidente que essa adaptação pode ser ainda mais fácil. 

Inclusive, uma das possibilidades de internacionalização oferecida pelo Mackenzie é a dupla titulação. Isso significa que o formando será um profissional reconhecido no Brasil e em um segundo país e poderá trabalhar no exterior atuando em sua área de formação. 

Como o Mackenzie contribui para a internacionalização dos seus estudantes? 

O Mackenzie estimula a internacionalização por meio de três grandes categorias 

  • Oportunidades externas: ações de internacionalização que ocorrem em instituições estrangeiras.
  • Oportunidades internas: ações de internacionalização que acontecem dentro do próprio campus da UPM.  
  • Serviços específicos: programas e ações de preparação e planejamento feitos pelo mackenzista para sua experiência internacional. 

Oportunidades externas oferecidas pelo Mackenzie 

O Programa Fluxo Contínuo é oferecido por universidades estrangeiras parceiras da UPM. Nesse programa, os alunos podem ficar até dois semestres estudando nessas instituições e, durante esse período, eles ficam isentos do pagamento das mensalidades do Mackenzie.

o Programa Top Espanha Santander seleciona estudantes para viverem uma imersão na cultura espanhola, tornando-se alunos da tradicional Universidade de Salamanca. O banco Santander custeia as passagens, alimentação e estadia dos contemplados. 

Oportunidades internas oferecidas pelo Mackenzie 

Com o International Ambassador Program, os alunos selecionados se tornam embaixadores da UPM, acompanhando-os enquanto eles forem alunos da instituição. É uma oportunidade de conviver com pessoas de fora e aprender com elas sobre o seu país e idioma. 

O Programa de Dupla Titulação, por outro lado, dará ao aluno a chance de ter a sua formação reconhecida no exterior. Isso é muito importante para que o estudante possa ampliar as possibilidades de atuação profissional, atraindo, por exemplo, a atenção de empresas estrangeiras. 

o EducationUSA é uma rede do Departamento de Estado dos Estados Unidos com mais de 400 centros no mundo e mais de 40 centros no Brasil, e possui parceria com o Mackenzie para orientar estudantes que desejam estudar nos EUA. 

O Programa Mackenzie Language Center (MLC) é uma iniciativa da UPM para o ensino de idiomas estrangeiros e a preparação para certificações de nível e proficiência, com cursos presenciais, on-line e de férias. 

As fronteiras não são impeditivos para quem quer trabalhar, estudar ou viver fora do Brasil, desde que a pessoa esteja devidamente preparada — e você, aluno ou futuro aluno do Mackenzie, pode ter um apoio adicional nessa jornada! 

Visite nosso site para saber mais sobre os processos seletivos do Mackenzie.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.