Youtuber que bateu avião de propósito por cliques é condenado a seis meses de prisão

2 min de leitura
Imagem de: Youtuber que bateu avião de propósito por cliques é condenado a seis meses de prisão
Imagem: Reprodução/TrevorJacob

O youtuber Trevor Jacob foi condenado a seis meses de prisão sob a acusação de obstrução de investigações federais para viralizar nas redes sociais. O criador de conteúdo já havia se declarado culpado pelo crime nos tribunais.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (4) pelo juiz distrital John F. Walter, da Califórnia, e envolve um caso que ocorreu no final de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Jacob posicionou várias câmeras no vídeo em que mostra a queda.Jacob posicionou várias câmeras no vídeo em que mostra a queda.Fonte:  YouTube/TrevorJacob 

O caso envolve um vídeo em que Jacob alega ter sofrido um acidente enquanto pilotava um avião. Na verdade, tudo não passou de uma encenação do influenciador digital para atrair atenção.

Segundo a argumentação da acusação, Jacob cometeu um crime a partir de uma "conduta atrevida que não pode ser tolerada". O youtuber teria mentido "para gerar cobertura da mídia e das redes sociais para si mesmo e obter ganhos financeiros".

Relembre o caso

A polêmica começou em 23 de dezembro de 2021, quando o canal do YouTube de Jacob publicou um vídeo chamado “I Crashed My Airplane” — ou "Eu Bati Meu Avião", em tradução livre para o português.

No vídeo, que é gravado no formato vlog, Jacob alega que sofreu um acidente em seu avião monomotor. No clipe, ele alega que tudo aconteceu de repente e ele só ejetou usando paraquedas para salvar a própria vida.

A publicação, entretanto, gerou certa desconfiança do público pela sequência de ações: foram muitos os comentários de que tudo aquilo havia sido combinado. Para piorar, o vídeo era patrocinado por uma fabricante de carteiras, e a ação de marketing junto da quase tragédia parecia uma combinação estranha.

O vlogueiro ejetou do assento e ficou em segurança.O vlogueiro ejetou do assento e ficou em segurança.Fonte:  YouTube/TrevorJacob 

Semanas depois, a verdade começou a aparecer. As autoridades nacionais de segurança área e dos Estados Unidos começaram a investigar o acidente e notaram inconsistências nas falas do youtuber, além de ocorrências incomuns no local da queda.

Só então o crime de Jacob foi descoberto: ele mentiu para as autoridades norte-americanas sobre o acidente, alegando que ela foi uma falha técnica do motor e queda de energia — o que mobilizou uma operação de vários dias envolvendo uma série de agentes desses órgãos para entender o que aconteceu, já que isso poderia levar a problemas parecidos em outros modelos.

Além disso, ele disse que não sabia exatamente onde a queda aconteceu, quando na verdade ele e um amigo foram ao local dias antes para retirar os destroços do avião para esconder evidências.

As peças foram encontradas no aeroporto de Lompoc City e uma análise confirmou que nenhuma falha técnica aconteceu: o youtuber de fato derrubou a aeronave de propósito. No comunicado, não há detalhes sobre quando a pena deve começar e se há chances de a defesa recorrer do veredito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.