Das artes à medicina: o que esperar dos novos modelos de IA?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Das artes à medicina: o que esperar dos novos modelos de IA?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A demanda por inteligência artificial a nível global vem crescendo, e a sua popularidade também, e muita gente querendo mostrar como a IA, enquanto ferramenta, pode contribuir em vários campos.  

A Sber, desenvolvedora russa de modelos de linguagem responsável pelo GigaChat, acredita que a IA pode trazer recursos ainda melhores para a criatividade, com a geração de imagens e vídeos, e na medicina. 

Durante a conferência internacional AI Journey “Viagem ao mundo da inteligência artificial”, que teve a sua oitava edição entre 22 e 24 de novembro em Moscou, na Rússia, a Sber lançou a Kandinsky 3.0, uma nova versão da rede neural, e trouxe mais detalhes sobre a SberMed AI. 

Confira os principais destaques da empresa, e da conferência, logo abaixo. 

Kandinsky 3.0A Kandinsky 3.0 é conveniente, funcional e gratuita e entende mais de 100 idiomas.

Novas redes neurais 

O foco do primeiro dia da conferência eram os novos modelos de linguagem que estão sendo desenvolvidos por empresas russas, por isso, a Sber, apresentou a Kandinsky 3.0.  

Batizado em homenagem ao famoso artista plástico Wassily Kandinsky, o modelo generativo de criatividade entende melhor as consultas de texto e consegue criar imagens realistas, pinturas artísticas e esboços em apenas alguns segundos. Segundo a Sber, a proposta é ser uma rede neural conveniente, funcional e gratuita, além de entender consultas em mais de 100 idiomas, sem limitação de estilo 

Dentre seus recursos está o Kandinsky Video, o primeiro modelo na Rússia capaz de gerar vídeos completos de até oito segundos. O vice-presidente do conselho do Sberbank, Alexander Vedyakhin, afirmou que o modelo abrirá muitas oportunidades para as pessoas, tanto na criatividade quanto na resolução de problemas do cotidiano. 

Como funciona o Kandinsky Video 

O diferencial do Kandinsky Video, de acordo com a Sber, se por conta de sua capacidade de produzir vídeos em que movimento real na imagem solicitada, diferente de animações de redes em que existe apenas movimento de quadro sobre uma imagem estática. Para isso acontecer, o modelo foi treinado em um conjunto de dados de mais de 300 mil pares de texto-vídeo 

A rede neural Kandinsky foi idealizada pelos pesquisadores da Sber AI, com o apoio de parceria de cientistas do Instituto AIRI de Inteligência Artificial, combinando dados da Sber AI e da SberDevices. A empresa explica que qualquer pessoa pode usar a rede neural enviando uma solicitação de acesso na plataforma fusionbrain.ai e no bot Telegram. 

A Sber A Sber quer demonstrar como a IA também pode auxiliar no campo da saúde.

IA na saúde 

Indo além da arte e passando para a área da saúde, a SberMed AI tem um modelo de assistente de diagnóstico que auxilia os médicos no fechamento do diagnóstico a partir dos dados do prontuário eletrônico do paciente 

Neste modelo, a IA é usada para decifrar imagens médicascomo tomografia computadorizada, raio-x e mamografia —, preencher automaticamente documentação médica por voz e auxiliar no diagnóstico de doenças. Para isso, os pesquisadores propuseram o método H2D, que gera automaticamente hipóteses sobre as relações entre doenças 

Como foi demonstrado durante a AI Journey, a utilização da IA também pode ajudar a salvar vidas com avanço tecnológico da medicina. Durante a conferência, os especialistas participantes apresentaram como novos desenvolvimentos podem mudar a vida das pessoas para melhor. 

Tendências globais no campo da inteligência artificial, seus últimos desenvolvimentos, além de sua aplicação na ciência moderna, nos negócios e na sociedade como um todo foram discutidos por mais de 200 participantes, inclusive brasileiros. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.