Google confirma data para deletar contas inativas do Gmail e YouTube

2 min de leitura
Imagem de: Google confirma data para deletar contas inativas do Gmail e YouTube
Imagem: yorkfoto/Getty Images

O Google confirmou que começará a apagar as contas inativas do Gmail a partir de 1° de dezembro de 2023. Serão considerados inativos os registros que há dois ou mais anos não tiveram nenhum tipo de atividade.

A big tech já está notificando os usuários sobre esta política anunciada em maio. Por e-mail, a companhia explica que para o usuário não ficar sujeito a ter todos os seus dados apagados, é necessário movimentar a conta.

E para manter a conta ativa é preciso realizar atividades como ler ou enviar e-mails, usar o Google Drive, assistir a um vídeo do YouTube, compartilhar uma foto ou fazer o download de um app.

GmailTodos os dados que estão vinculados a uma conta inativa do Gmail poderão ser apagados a partir de 1° de dezembro de 2023 (imagem: stockcam/Getty Images)

Na Central de Ajuda do Google ainda estão listadas algumas exceções. Mesmo com dois anos sem usos, não serão consideradas inativas as contas que:

  • Foram usadas para comprar um produto, aplicativo, serviço ou assinatura do Google que esteja ativa ou seja recorrente;
  • Tiverem um vale-presente com saldo monetário;
  • Estão relacionadas a um aplicativo ou jogo publicado com assinaturas ou transações financeiras ativas associadas a ele. Neste caso, pode ser uma Conta do Google que tenha um app na Play Store, por exemplo;
  • Gerenciam a atividade de crianças e adolescentes pelo Family Link;
  • Foram utilizadas para comprar um item digital, como um livro ou filme.

De acordo com o Google, a nova política se aplicará apenas a contas pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas. A companhia defendeu que a medida tem como objetivo “ampliar a segurança na internet”, já que contas abandonadas são vulneráveis e “podem ser usadas por agentes mal-intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam”.

Como encontrar contas Gmail esquecidas

Lançado em 2004, o Gmail se tornou nestas quase duas décadas o principal serviço de e-mails da internet. Só que muita gente criou contas na plataforma há muito tempo e por algum motivo acabou abandonando os acessos.

Muitas dessas contas mais antigas das pessoas ainda possuem informações e arquivos importantes, e correrão o risco de serem sumariamente apagadas da internet a partir de 1° de dezembro de 2023. Por isso, há um método para retomar essas contas.

Confira, a seguir, como verificar se você possui contas esquecidas do Gmail:

  • Acesse a página de recuperação de contas do Google e digite seu número de celular ou e-mail de recuperação;
  • Escreva seu nome e posteriormente você receberá um código de verificação no celular ou e-mail de recuperação;
  • Depois de completos os passos anteriores, você receberá uma lista de contas do Google em que você registrou seu número de celular ou e-mail que forneceu para recuperar um acesso.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.