Trama disponibiliza download gratuito de álbuns de artistas brasileiros

3 min de leitura
Imagem de: Trama disponibiliza download gratuito de álbuns de artistas brasileiros

Vasculhar os confins da Internet atrás da discografia de um artista ou apenas um dos seus álbuns não é nenhuma cena incomum na rede. Todo usuário de web sabe que esse tipo de conteúdo existe e é altamente compartilhado e quase impossível de ser parado. Entretanto, por mais “inocente” que alguns julguem ser essa atividade, ela não tem nada de pacata e legal. Baixar discos completos sem a permissão da gravadora ou artista é pirataria, assim como a distribuição desse tipo de mídia sem os devidos direitos.

Entretanto, uma medida que vem sendo bastante difundida entre as produtoras e gravadoras é disponibilizar os discos para download gratuito pela internet. Assim, o usuário pode baixar suas músicas favoritas ou até mesmo o disco inteiro sem estar cometendo crime algum. É partindo dessa iniciativa que a Trama disponibiliza temporariamente quatro álbuns dos seus artistas para download na nova seção do seu site chamado “Álbum Virtual”.

O projeto Álbum Virtual democratiza os CDs de artistas brasileiros

Nesta primeira temporada, as bandas e artistas cujos CDs liberados para download são “Móveis Coloniais de Acaju”, “Ed Motta”, “Cansei de Ser Sexy” e “Macaco Bong”. O veterano Tom Zé também teve seu disco disponibilizado para download gratuito, porém o prazo para baixar as músicas dele já passou. Contudo, os discos só podem ser baixados caso o usuário possua um cadastro na Trama. Para quem ainda não tem a sua conta, pode criá-la gratuitamente no próprio site da gravadora.

Cadastre-se no site para baixar seus discos!


Acesse o site http://albumvirtual.trama.uol.com.br/ para criar o seu cadastro clicando em “Cadastre-se” logo abaixo do campo “Login”. Será necessário preencher um formulário com email válido, nome completo e principalmente os seus estilos favoritos de música. Depois, faça seu login e escolha qual álbum você quer baixar. Logo que clicar sobre qualquer uma das opções você verá uma janela com uma embalagem de cd e um player em Flash no topo da página.

Faça o download do disco e dos extras!

Ali você encontra os links “Baixe o álbum” e “Baixe os extras”. Escolha um dos dois links e clique. Logo em seguida você fará o download do disco completo com as músicas, encarte e etiqueta de CD para ser colada na mídia. Além disso você também pode baixar extras como vídeos e uma série de outras versões especiais das músicas e qualquer outro conteúdo disponibilizado pela banda ou artista e a gravadora. É importante ter um descompactador de arquivos como o WinRAR ou WinZip para poder extrair os arquivos da pasta baixada do Álbum Virtual.

Ouça o disco inteiro online ou faça o download!

Iniciativas deste tipo são excelentes para o combate à pirataria. Assim, o trabalho da banda é reconhecido de uma nova maneira voltada à divulgação, já que o usuário pode ter acesso às músicas sem precisar gastar um centavo sequer. Mesmo que pareça abrir mão de direitos, a distribuição gratuita das músicas funciona bem nos casos em que a banda pretende apenas lançar o disco e tornar suas músicas conhecidas. Desse jeito o público fica instigado a ir ao show assistir o artista ao vivo. Além disso existe o apoio de empresas de diversos setores à iniciativas deste tipo, logo não há perdas.

Navegue pelo player do Álbum Virtual!

O projeto Álbum Virtual é uma boa ideia para fazer com que o hábito de ouvir música volte a estar dentro da lei. Esse processo é importante para ambas as partes. O artista não se sentirá lesado e o usuário não terá nenhum problema judicial relacionado à pirataria. De acordo com a Trama, o Álbum Virtual funciona da seguinte maneira: existe um patrocinador que paga em adiantado ao artista ou banda para que o disco seja disponibilizado gratuitamente. Assim ninguém sai perdendo. O patrocinador tem a sua marca exibida no site em todas as janelas em que o disco for disponibilizado no site do Álbum Virtual.

E você? O que acha disso tudo? Disponibilizar álbuns para download por tempo limitado é uma boa maneira de evitar a pirataria dos discos e direitos das músicas e artistas? Quais artistas que você gostaria que disponibilizassem seus álbuns gratuitamente? Você acha importante que as gravadoras adotem posturas pró-ativas quanto à Internet? Conte para a gente no seu comentário.

Fique ligado para mais novidades no Baixaki!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.