Google não removeu conteúdo com negacionismo climático, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Google não removeu conteúdo com negacionismo climático, diz estudo
Imagem: Jeso Carneiro/Flickr/Reprodução

Um estudo levantou preocupações sobre a efetividade das políticas do Google em relação à publicidade em conteúdos que negam a existência e as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. A pesquisa, divulgada recentemente, foi realizada pelo Center for Countering Digital Hate e Climate Action Against Disinformation.

A promessa feita pela empresa em outubro de 2021 era impedir que os autores de falsas alegações ganhassem dinheiro nas suas plataformas. No entanto, a pesquisa aponta que 63% dos artigos populares de negação do clima exibem anúncios do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os pesquisadores destacam que é difícil avaliar a extensão da desinformação no YouTube, já que assistir a vídeos é um trabalho demorado e eles têm acesso limitado aos dados. No entanto, encontraram 100 vídeos que divulgavam conteúdo negacionista sobre o clima e somavam mais de 18 milhões de visualizações.

A presença de anúncios de grandes marcas como Adobe, Nike, Calvin Klein e Emirates em vídeos com conteúdo negacionista do clima foi anotada. Durante o período do estudo, o YouTube chegou a remover oito vídeos com esse tipo de informação, o que foi considerado insuficiente pelos pesquisadores.

Mudança nas políticas do Google

O Google continua ganhando com anúncios que divulgam fake news sobre mudanças climáticas. (Fonte: Friends of Earth/Divulgação)O Google continua ganhando com anúncios que divulgam fake news sobre mudanças climáticas. (Fonte: Friends of Earth/Divulgação)Fonte:  Friends of Earth/Divulgação 

Embora as políticas do Google afirmem que os anúncios não são permitidos em vídeos "contradizendo o consenso científico autoritativo sobre a existência e causas das mudanças climáticas", o estudo defende que medidas mais efetivas sejam tomadas para impedir o impulsionamento do conteúdo negacionista.

Os pesquisadores defendem que a big tech adote a definição completa de desinformação climática do CAAD, que inclui a deturpação de dados científicos, publicações de falsos esforços para atingir as metas climáticas e a negação do impacto das atividades humanas nas mudanças do clima.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.