YouTube quer dar mais dinheiro aos criadores e usar IA para criar vídeos

2 min de leitura
Imagem de: YouTube quer dar mais dinheiro aos criadores e usar IA para criar vídeos
Imagem: Sean Gallup/Getty Images

O novo CEO do YouTube, Neal Mohan, divulgou uma carta aberta nesta quarta-feira (1º) falando sobre as prioridades da plataforma para 2023. De acordo com ele, estão entre os objetivos dar novas formas para os criadores monetizarem o conteúdo e utilizarem ferramentas para criar vídeos com auxílio da Inteligência Artificial (IA).

Substituindo Susan Wojcicki, ex-CEO que renunciou ao cargo no mês passado, Mohan escreveu que está bastante animado com o novo desafio. A partir deste ano, a meta do maior site de vídeos do mundo será "apoiar o sucesso dos criadores, criar o YouTube do futuro e proteger a comunidade".

Para os criadores e artistas, que segundo Mohan são o "coração" da plataforma, serão oferecidas formas de monetização fora dos anúncios, como a expansão dos modelos de assinatura (como o programa de Membros), compras e ofertas de produtos digitais.

YouTube

"Também ouvimos dos criadores sobre a importância de ampliar a acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Graças a investimentos de longo prazo em aprendizado de máquina, agora fornecemos legendas automáticas em mais idiomas. Também oferecemos legendas traduzidas por máquina para celular que permitem que os espectadores traduzam suas legendas para 16 idiomas", acrescentou o novo chefão do YouTube.

Neal Mohan não deixou de lembrar da IA, que é o tema tecnológico do momento. Ele citou que o mundo está vendo apenas o começo do "poder da IA" e que ferramentas do tipo ajudarão criadores a montar vídeos especiais.

Segundo o CEO, será possível realizar trocas virtuais de roupas no vídeo e até mesmo criar cenários de filmes a partir de recursos generativos de IA. "Estamos dedicando um tempo para desenvolver esses recursos com proteções bem pensadas", salientou.

Novidades para o público

A carta do novo comandante do YouTube também cita novidades para o público, como a maior integração do site de vídeos com televisores. Com o crescimento do uso da plataforma nas TVs de casa, a ideia da empresa é melhorar ainda mais a conectividade.

Recentemente, os shorts (vídeos na vertical) já foram otimizados para formatos compatíveis de TV e o YouTube também lançou o Primetime Channels, que são canais como Paramount Plus, Starz e AMC.

"Também começaremos a levar podcasts de áudio e vídeo para milhões de pessoas que usam o YouTube Music nos Estados Unidos, com mais regiões por vir. E ainda este ano, a integração RSS oferecerá aos podcasters outra maneira de enviar seus programas para o YouTube e dar aos nossos usuários mais opções de áudio", contou.

Neal MohanNeal Mohan, o novo CEO do YouTube.

Outro ponto citado por Mohan é a segurança. Por ser pai, ele revelou que está pessoalmente empenhado em trabalhar em mais soluções para proteger crianças de conteúdos impróprios e melhorar o YouTube Kids e a experiência supervisionada.

"Mas não basta ser mais seguro para as crianças, também queremos que os vídeos que elas explorem sejam enriquecedores. Embora nenhum sistema seja perfeito, investimos muitos recursos na criação de várias camadas de proteção e na criação de conteúdo de alta qualidade que ajuda as crianças a aprender e crescer", argumentou.

Por último, Mohan disse que acredita no potencial desde que entrou em um dos primeiros escritórios do empreendimento, que ficava em cima de uma pizzaria, e que "o melhor do YouTube ainda está por vir".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.