Adeus, Internet Explorer: relembre 8 sites que marcaram o navegador

2 min de leitura
Imagem de: Adeus, Internet Explorer: relembre 8 sites que marcaram o navegador
Imagem: Wayback Machine/Reprodução

A aposentadoria do Internet Explorer (IE) no Windows 10 aconteceu na terça-feira (14), com o lançamento de uma atualização que desativa permanentemente o navegador nos computadores com o sistema operacional instalado. Nestas máquinas, os usuários que tentarem abrir o velho programa serão orientados a escolher o Microsoft Edge.

Lançado em 1995, o Explorer foi um dos navegadores de maior sucesso daquela década, quando rivalizava com o Netscape, nascido um ano antes, e também dos primeiros anos do século XXI. Como forma de homenagear o clássico browser, o TecMundo relembra agora 8 sites que marcaram a história do IE.

1. Cadê?

Buscador Cadê?, como era visualizado em 2002.Buscador Cadê?, como era visualizado em 2002.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

Muito antes do Google e de outros mecanismos de buscas, o Cadê foi o buscador mais popular do Brasil, nos primeiros anos da internet por aqui. Lançado em setembro de 1995, ele localizava sites, imagens e notícias, além de trazer um shopping virtual e oferecer serviço de e-mail.

2. Fotolog

Fotolog.com em 2007.Fotolog.com em 2007.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

Primo distante do Instagram, o Fotolog permitia postar fotos e textos em um mesmo espaço. O serviço tinha limitações de publicações diárias em sua versão gratuita e acabou se tornando também uma plataforma de interação e paquera antes da estreia das grandes redes sociais.

3. MySpace

MySpace.com em 2005.MySpace.com em 2005.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

O MySpace era uma página obrigatória para quem queria conversar sobre música em meados da primeira década dos anos 2000. Lá, os usuários conheciam novas bandas e artistas, principalmente aquelas que estavam longe dos holofotes, participavam de fóruns e grupos, visualizavam videoclipes e muito mais.

4. Orkut

Orkut no ano de sua estreia, em 2004.Orkut no ano de sua estreia, em 2004.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

A plataforma de mídia social Orkut, que estreou em 2004 unindo vários serviços em um só lugar, como fóruns virtuais, mensagens de texto, álbuns de fotos e salas de bate-papo, teve 30 milhões de usuários brasileiros e é lembrada até hoje.

5. Napster

Napster pouco tempo após o lançamento, em 1999.Napster pouco tempo após o lançamento, em 1999.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

Em uma época que não existia streaming de música, era comum recorrer ao Napster. Em sua versão original, nascida em 1999, a plataforma oferecia downloads ilegais de arquivos MP3, executados no Winamp e em outros programas, despertando a fúria da indústria musical.

6. Humortadela

Humortadela em 2008, cujos conteúdos eram compartilhados nas redes sociais e outras plataformas.Humortadela em 2008, cujos conteúdos eram compartilhados nas redes sociais e outras plataformas.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

A clássica página Humortadela, que trazia charges, esquetes animadas e outros materiais que desempenhavam um papel semelhante aos atuais memes, foi desativada em 2016.

7. Voxcards

Cartões virtuais de várias categorias disponíveis no site da Voxcards em 2009.Cartões virtuais de várias categorias disponíveis no site da Voxcards em 2009.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

Enviar cartões virtuais de aniversário, dia dos namorados, Páscoa, Natal e outras datas especiais consistia em uma prática comum antes dos apps de mensagens. O Voxcards era um dos sites que ofereciam tal serviço, permitindo escolher mensagens de amor, engraçadas e várias outras categorias.

8. Hotmail

Página de login do Hotmail em julho de 2001.Página de login do Hotmail em julho de 2001.Fonte:  Wayback Machine/Reprodução 

Atualmente conhecido como Outlook.com, o serviço de correio eletrônico gratuito da Microsoft foi um dos mais populares do mundo quando se chamava Hotmail. Além de enviar e receber e-mails, a plataforma lançada um ano após o Internet Explorer era necessária para acessar o clássico MSN Messenger.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.