De volta aos anos 2000: câmera Cybershot é a nova moda entre jovens

2 min de leitura
Imagem de: De volta aos anos 2000: câmera Cybershot é a nova moda entre jovens
Imagem: Reprodução

Se você está na casa dos trinta e poucos anos, é bem provável que tenha passado pela fase das "fotos tiradas com flash na frente do espelho" durante a adolescência — se não passou, provavelmente conhece alguém que sim. Nessa época, a grande protagonista era a câmera Cybershot.

Agora, assim como várias tendências do início do século, as câmeras digitais estilo Cybershot estão voltando à moda. Sim, jovens de todo o mundo estão adotando o item para conseguir uma foto com a estética "anos 2000".

Aqui vale ressaltar que Cybershot é o nome dado à câmera da Sony, mas que é amplamente utilizada pelos jovens para se referir a câmeras digitais de outras marcas.

Como começou

A tendência começou quando influenciadoras como Kylie Jenner e Bella Hadid postaram fotos superiluminadas ou tremidas, características fortes das imagens tiradas com as câmeras digitais estilo Cybershot.

Com celebridades usando a câmera, as buscas pelo item explodiram. Segundo os dados do Google Trends, o termo powershot (um modelo da marca Canon) ganhou força em meados de novembro de 2022 e atingiu o pico em janeiro deste ano.

Nas redes sociais, as fotos no estilo anos 2000 já "viraram febre". A hashtag "digitalcamera" já acumula mais de 222 milhões de visualizações no TikTok, por exemplo. "Acho icônico esse retorno da cybershot, um revival acessível que já foi muito popular, um item que foi jogado na gaveta e esquecido, mas num vintagevantage 2010 volta e mesmo com a qualidade baixa tem sua beleza", escreveu um usuário no Twitter.

@guiguiszzzz minhas primeiras fotos usando ela! tô apaixonada (repostando pq o tiktok apagou ??) #cybershot #sonycybershot #photography #digitalcamera #2000s #fotografia ? Genesis - Grimes

@celineaschehoug obsessed???? #foryou #digitalcamera #rome ? original sound - Phoebe

@mikeeest Yushoken > Mendokoro!!! ?? haha, decided to use my digicam instead today ???? #cameratokph #cameratok #digicam #digitalcamera #fyp? #philippines #manila sample photos, output #foodie ? original sound - gucci_pineapple

Em entrevista ao The New York Times, o fotógrafo diz que a prática voltou à moda por ser algo diferente para a Geração Z. "As pessoas estão percebendo que é divertido ter algo não conectado ao telefone. É um resultado diferente do que está acostumado", explica.

Já Brielle Saggese, estrategista de lifestyle da empresa de previsão de tendências WGSN Insight, conta que a popularização do estilo Cybershot aconteceu devido à vontade dos jovens por fotos mais autênticas nas redes sociais. "Fotos tiradas com câmeras digitais podem transmitir uma camada de personalidade que a maioria das imagens capturadas com iPhone não têm."

Como entrar na onda?

Para conseguir o efeito anos 2000 perfeito, não tem jeito: é preciso uma câmera digital da época. Considerando que as grandes marcas do mercado, como Canon, Sony e Nikon, deixaram essa fase para trás, as pessoas que quiserem aderir à tendência, precisarão procurar na internet por usuários que estejam desapegando do item.

Os usuários que não têm câmeras digitais e também não pretendem comprar, podem utilizar truques para conseguir o mesmo efeito "vintage" em suas fotos. O vídeo abaixo, por exemplo, mostra como conseguir o visual de "foto velha" usando um pedaço de plástico no iPhone.

@filmbykt Fake 00’s digital camera tutorial ???????? #fyp #fyp? #digitalcamera #picsart ? new person same old mistakes - EX7STENCE™

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.