Nepo Babies: o que são e de onde vieram

3 min de leitura
Imagem de: Nepo Babies: o que são e de onde vieram
Imagem: New York/Reprodução

Com as cortinas de 2022 já quase se fechando, a internet fez questão de levantar uma discussão sobre os chamados “nepo babies”. Cercado por um pouco de teoria da conspiração, o termo suscitou debate e fez muita gente se questionar sobre o que realmente rola debaixo dos panos do showbiz.

Antes de entrarmos na conversa e nos memes sobre o assunto, faz sentido explicarmos do que se trata. Nepo Baby é uma abreviação de “Nepotism Baby, ou seja, “Bebê do Nepotismo” em uma tradução literal.

O termo nepotismo é normalmente atribuído à ação de agentes públicos que favorecem vínculos de parentesco na hora de empregar alguém. No caso do Brasil, nomear um parente para um cargo público pode ser interpretado pela Justiça como favorecimento pessoal e tanto os administradores quanto os contratados podem responder pelo crime.

Nepo Babies

De onde surgiu o tema nepo babies?

A discussão sobre os nepo babies não viralizou por causa de agentes que trabalham em órgãos públicos que estavam cometendo crimes de dar empregos para parentes. O tema veio à tona após matérias da revista New Yorker e do site Vulture, que foram publicadas recentemente. Enquanto a primeira listou vários casos de astros de Hollywood que possuem parentes que também são famosos, a segunda elencou reclamações das estrelas.

A Vulture brincou que o público descobriu que a indústria do entretenimento é “governada por uma rede invisível de laços familiares”. Além de também mostrar a rede complexa de relações de pais e filhos, sobrinhos e tios, netos e avôs de vários atores, atrizes, cantores e cantoras, o veículo “cutucou” alguns deles que não gostavam do rótulo de Bebês do Nepotismo.

Maude Apatow (que é filha do ator Judd Apatow e da atriz Leslie Mann) chegou a dizer para revista Porter que o termo a deixava "triste". No caso de Zoë Kravitz (filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet), ser chamada de nepo baby a gerou uma “profunda insegurança”.

Nepo BabiesA revista New Yorker fez uma capa sobre o tema que virou brincadeira nas redes sociais

Continuando o choro dos privilegiados, Gwyneth Paltrow (filha da atriz Blythe Danner e do diretor de cinema Bruce Paltrow) lamentou sobre isso para Hailey Bieber (filha do ator Stephen Baldwin e sobrinha do ator Alec Baldwin). “As pessoas estão prontas para te derrubar e dizer: 'você não pertence àquele lugar'”, reclamou.

“Em uma indústria baseada em reboots, um sobrenome famoso pode ser uma valiosa propriedade intelectual. Uma criança celebridade traz um gancho de marketing fácil, bem como milhões de seguidores do TikTok que, segundo a teoria, deslizarão perfeitamente para assistir à revelação de seu guarda-roupa para assistir a seus reels de drama de guerra”, destaca a Vulture.

Dando nome aos bois, o site ainda sustenta que a existência dos nepo babies é a “prova física que a meritocracia é uma mentira”. “Nós os amamos, os odiamos, os desrespeitamos, somos obcecados por eles”, escreve o autor do artigo, Nate Jones, em outro trecho.

Memes e zoeiras dos nepo babies

Além das reflexões sobre as implicações de se nascer filho de famosos e obter centenas de privilégios na própria carreira profissional, o termo nepo baby virou alvo de diversos memes.

A árvore genealógica de Hollywood feita pela New Yorker inspirou muita gente a brincar e fazer relações esdrúxulas de parentesco. Além disso, muitos brasileiros aproveitaram que o tema está em alta para lembrar os bebês do nepotismo na nossa terra tupiniquim.

Confira, abaixo, as melhores brincadeiras com os nepo babies:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.