O que significa Intel Evo? Entenda selo de notebooks

4 min de leitura
Imagem de: O que significa Intel Evo? Entenda selo de notebooks
Imagem: Intel

Com a chegada dos processadores Tiger Lake voltados para sistemas móveis em 2020, a Intel também lançou o selo de qualidade Intel® Evo™. Além de garantir que o produto traz CPUs Intel Core, o selo assegura que o laptop em questão atende a uma lista interessantes de requisitos.

Fabricantes já se valem do selo como diferencial na venda de seus notebooks, mas nem sempre deixam claro para o consumidor exatamente o que representa ser uma plataforma Intel Evo.

Pensando nisso, preparamos um guia explicando o significado do selo de qualidade da Intel e quais os requisitos para um sistema receber a certificação.

Certificação Intel® Evo™ para sistemas móveis

É comum encontrar certificações de qualidade em produtos dos mais diversos tipos, e um exemplo familiar no setor de tecnologia é a certificação IPXX.

Tomando como exemplo o selo IP68:

  • O número 6 identifica proteção contra entrada de partículas sólidas;
  • O número 8 se refere a resistência a submersão em água por mais de 30 minutos.

Ao apresentar esta certificação, o fabricante assegura, inclusive para efeitos de garantia, que seu produto passou por baterias de testes que garante um dado nível de vedação na escala apresentada.

Laptops com selo Intel Evo são projetados para entregar operação rápida, eficiente, com foco em mobilidade e produtividade.Laptops com selo Intel Evo são projetados para entregar operação rápida, eficiente, com foco em mobilidade e produtividade.Fonte:  Intel 

De maneira análoga, a certificação Intel® Evo™ garante que um dado sistema, além de trazer processador Intel Core Tiger Lake ou superior, preenche outros requisitos, tanto técnicos quanto de uso.

Isso facilita a escolha de um novo notebook, sem precisar recorrer ao manual antes da compra, além de agilizar processos de validação de hardware em órgãos reguladores. É uma maneira de bater o olho e saber que o produto é de qualidade.

Entendendo a plataforma Intel® Evo™

O primeiro ponto a destacar é que a plataforma Intel® Evo™ está relacionada exclusivamente às linhas de laptops, e não se aplica a desktops, sistemas pré-montados (OEM) ou mini PCs que utilizam chips móveis (NUC).

Para receber a certificação, os notebooks com CPUs Intel precisam atendar a todas as especificações a seguir – que incluem configurações de hardware, tamanho das bordas da tela, peso, qualidade do touchpad e até autonomia da bateria e tempo de recarga. Veja:

Requisitos mínimos:

  • Processador Intel Core de 11ª geração ou superior — A certificação foi criada apenas a partir dos chips Tiger Lake, então modelos de 10ª geração ou abaixo não se enquadram, mesmo que atendam a todos os outros requisitos.
  • Gráficos integrados Intel® Iris® Xe — é possível a combinação com gráficos dedicados Nvidia MX ou RTX
  • Mínimo de 8 GB de RAM (DDR4 / LPDDR5)
  • Mínimo de 256 GB de armazenamento em SSD
  • Intel® Wi-Fi 6E — suporte à rede móvel é opcional
  • Porta Thunderbolt 4 USB-C — pelo menos uma
  • Pesar até 1,5 kg
  • Bordas de tela ultrafinas
  • Despertar em menos de 1 segundo
  • Verificação via biometria embarcada — leitor de digital ou reconhecimento facial
  • Touchpad de alta precisão
  • Teclado retroiluminado — teclado numérico é opcional
  • Autonomia mínima de 9h em modelos com tela FullHD (1080p)
  • Carregamento rápido
  • Som de alta qualidade
  • Atividade colaborativa inteligente — otimizado para operação em multitarefa de aplicativos de conferência (Zoom, Skype, Meet), comunicação e gerenciamento (Slack, Trello, Monday) e produtividade (Microsoft Office, Google Office Suit)

A proposta da Intel ao criar o selo Evo visa apresentar ao usuário uma forma simples de identificar notebooks profissionais com foco em produtividade e portabilidade, diferente de notebooks mais robustos, que acabam servindo mais como estações de trabalho.

Apesar de ter sido lançada durante a pandemia, a linha foi concebida considerando rotinas de trabalho em trânsito, buscando unir o desempenho de hardwares potentes à mobilidade dos ultrafinos. Dessa forma, a experiência de uso não pode ser limitada a estar constantemente próximo a uma tomada.

Além disso, itens de segurança (biometria) e qualidade de vida (touchpad preciso e teclado retroiluminado), são tão importantes para o projeto dos notebooks Intel® Evo™ quanto opções de conectividade como Wi-Fi 6E e porta thunderbolt 4, essencial para hubs de expansão.

Curiosamente, com a popularização recente do trabalho remoto, no início de 2022 a Intel ainda introduziu como uma exigência a otimização para operação multitarefa de softwares de conferência, gerenciamento de equipes e produtividade.

Selo Intel® Evo™ garante notebooks excelentes?

Salvo pelas configurações de hardware, como memória, CPU e armazenamento, outros itens da lista de requisitos acabam sendo mais subjetivos. Ainda que as fabricantes contem com processos de testes internos, não existe uma métrica precisa para avaliar o que seria uma “operação multitarefa otimizada”, ou som de alta qualidade.

Neste último caso, o resultado depende de fatores que não se limitam às caixas de som, mas incluem também pistas de áudio na PCB e blindagem de canais, o que nem sempre é eficiente em produtos compactos.

De maneira geral, trazer o selo Intel® Evo™ não necessariamente garante a melhor experiência,  uma vez que isso depende também de fatores alheios à construção do dispositivo. No entanto, a certificação é um excelente indicativo de que o notebook é superior a modelos do mesmo segmento que não trazem essas especificações.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.