5G: veja quais cidades brasileiras mais incentivam tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: 5G: veja quais cidades brasileiras mais incentivam tecnologia
Imagem: Kabiur Rahman Riyad/Unsplash

Representante das empresas de telecomunicações, a Conexis Brasil Digital divulgou o levantamento Cidades Amigas do 5G. O ranking traz Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) como os municípios com maior incentivo para a instalação de redes da quinta geração de internet móvel no país.

O relatório considerou alguns critérios para a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Por exemplo, a autorização para instalação em até 60 dias, validade da licença acima de 10 anos e documentações claras sobre o processo de licenciamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ponta Grossa, no Paraná, tem cerca de 355 mil habitantes.Ponta Grossa, no Paraná, tem cerca de 355 mil habitantes.Fonte:  Gabriel Kruchak Nascimento/Wikimedia 

“Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo para a instalação e o custo”, destaca o comunicado da Conexis.

São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Chapecó (SC) completam o ranking das Cidades Amigas do 5G. Segundo a entidade, esses são os municípios mais bem preparados para receber a nova tecnologia de internet móvel.

10 cidades amigas do 5G

  • Ponta Grossa (PR)
  • Porto Alegre (RS)
  • Curitiba (PR)
  • São José dos Campos (SP)
  • Uberlândia (MG)
  • Jacareí (SP)
  • São Paulo (SP)
  • Joinville (SC)
  • João Pessoa (PB)
  • Chapecó (SC)

Cidades com “pior infraestrutura” para o 5G

Palmas, capital do Tocantins, possui restrições que dificultam a instalação do 5G.Palmas, capital do Tocantins, possui restrições que dificultam a instalação do 5G.Fonte:  Prefeitura Municipal de Palmas/Divulgação 

O relatório da Conexis também apresentou os municípios com maiores dificuldades para a implantação das redes 5G. Então, Palmas (TO), São José (SC), Jundiaí (SP), São Leopoldo (RS) e Santa Maria (RS) estão entre as cidades “menos amigáveis”.

“Entre os principais problemas encontrados nos municípios que ocupam as últimas posições do ranking estão restrições para a instalação de infraestrutura; exigência de licença ambiental de forma geral, ao invés dos casos previstos em lei; e exigência de vários documentos para a aprovação da instalação de antenas”, cita a entidade.

Vale mencionar que apenas cidades com mais de 200 mil habitantes foram incluídas no levantamento. Além dos critérios burocráticos citados, foram avaliados o ambiente técnico adequado para a instalação da infraestrutura de redes, como antenas e fibra óptica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.