Bono se desculpa em livro por lançar disco do U2 no iTunes em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Bono se desculpa em livro por lançar disco do U2 no iTunes em 2014
Imagem: Reprodução

Vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox pediu desculpas pelo desastroso lançamento do disco Songs of Innocence no iTunes em 2014. Na autobiografia Surrender: 40 Songs, One Story, o músico comentou sobre a estratégia ousada de divulgação do álbum no serviço de música da Apple.

Em 9 de setembro de 2014, o 13º disco do grupo foi adicionado diretamente na biblioteca de todos os assinantes da plataforma da Apple. Entretanto, a ação promocional foi realizada sem a autorização dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

U2 e Tim Cook,CEO da Apple, no anúncio do álbum Songs of Innocence no iTunes em 2014.U2 e Tim Cook,CEO da Apple, no anúncio do álbum Songs of Innocence no iTunes em 2014.Fonte:  Apple/Reprodução 

Bono explica que a ideia era mostrar as músicas para pessoas que não tivessem interesse direto em ouvir o disco. Caso os usuários não gostassem, os arquivos poderiam ser ignorados como um “lixo eletrônico”.

“Era uma cortesia semelhante a deixar uma garrafa de leite na porta das casas de um bairro, mas nós colocamos as garrafas diretamente nas geladeiras de todas as casas da cidade. Contudo, algumas pessoas gostam de leite e outras são intolerantes à lactose”, comparou o músico.

Enquanto apenas um quarto dos usuários do iTunes ouviram Songs of Innocence, grande parte dos assinantes ficaram extremamente insatisfeitos com o “lançamento invasivo” do álbum. Na época, a Apple criou um guia explicando como excluir o disco da biblioteca.

“Percebemos que tínhamos esbarrado em uma discussão séria sobre tecnologia. Meu lado punk rock acreditou que essa seria uma ação subversiva, algo que o The Clash faria. Mas é difícil ser subversivo quando se está trabalhando com uma das maiores empresas da Terra”, refletiu o músico.

U2 e Steve Jobs na revelação do iPod 4 preto e vermelho em 2004.U2 e Steve Jobs na revelação do iPod 4 preto e vermelho em 2004.Fonte:  Tim Mosenfelder/Getty Images 

Influência no design do iPod

Em outro trecho da autobiografia, Bono conta sobre um encontro com Steve Jobs. O músico diz ter sugerido ao cofundador da Apple o lançamento da versão preta e vermelha do iPod de 4ª geração.

“Com o iPod, a Apple deixou de ser uma empresa de tecnologia de médio porte e se transformou em um ‘Godzilla’ global. Tivemos a sorte de ajudar no crescimento da empresa nesse período”, comenta o artista sobre o sucesso do player de música.

O livro Surrender: 40 Songs, One Story será lançado no próximo dia 1º de novembro na Europa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.