Firefox: Google, Microsoft e Apple limitam escolha de navegadores

1 min de leitura
Imagem de: Firefox: Google, Microsoft e Apple limitam escolha de navegadores
Imagem: Mozilla

A Mozilla publicou um estudo recentemente acusando as gigantes da tecnologia de limitar e atrapalhar a liberdade de seus usuários na escolha de um navegador. A dona do Firefox diz que Google, Microsoft e Apple usam de seu poder de controle de sistemas e serviços online para influenciar nas escolhas das pessoas.

O argumento da Mozilla se baseia principalmente no fato da Microsoft controlar o Windows, a Apple o iOS e macOS e a Google o Android. Cada um desses sistemas já vêm com os navegadores padrão das companhias pré-instalado - o Edge, o Safari e o Chrome, respectivamente - e às vezes é difícil ou contra-intuitivo tentar escolher outro. Vale lembrar que tivemos exemplos confirmados desse tipo de coisa acontecendo.

Exemplo de pressão no Windows para não escolher outro navegador.Exemplo de pressão no Windows para não escolher outro navegador.Fonte:  Mozilla 

O estudo da dona do Firefox traz diversos outros exemplos, inclusive com imagens para tentar provar seu ponto. Em termos gerais, a companhia acusa que essas práticas de atrapalhar na escolha do consumidor reduz a competitividade entre navegadores, o que impacta na qualidade final deles.

Segundo a empresa, sem precisar competir, os navegadores oferecem menos qualidade e menos inovação, além de se preocuparem menos em proteger a privacidade de seus usuários. Até o momento, as gigantes da tecnologia mencionadas no estudo não comentaram sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.