Patreon nega acusações de lucro com material de abuso infantil

1 min de leitura
Imagem de: Patreon nega acusações de lucro com material de abuso infantil
Imagem: Shutterstock

Uma coleção de TikToks viralizaram recentemente acusando o Patreon, site de financiamento coletivo, de "ignorar relatórios e lucrar conscientemente com contas que postam materiais de abuso sexual infantil (CSAM)". No entanto, representantes da plataforma negaram as acusações e classificaram os vídeos divulgados como uma "conspiração".

De acordo com o Patreon, a desinformação espalhada teve origem em um post falso no site de anúncios de emprego Glassdoor. O Patreon teria se recusado a responder relatos de contas que supostamente "vendiam fotografias obscenas" de crianças e, mais tarde, teria demitido membros de sua equipe de segurança. Os produtores de conteúdo alegaram que os cortes ocorreram porque os funcionários não cumpriam ordens para manter o CSAM na plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já o Patreon diz que “os espectadores vincularam incorretamente” as “alterações de equipe de pequena escala" à disseminação do conteúdo suspeito. Ellen Satterwhite, chefe de política do Patreon nos EUA, também complementou que "o Patreon tem tolerância zero para a sexualização de crianças ou adolescentes e removerá qualquer usuário e todo o conteúdo associado que viole esta política".

Crédito: Reprodução | Shutterstock.Crédito: Reprodução | Shutterstock.Fonte:  Shutterstock 

Seguindo a reportagem da Vice, as "fotos obscenas" eram de uma mistura de contas de família e contas com modelos adultos envolvidos em situações de "age play". Ou seja, as pessoas envolvidas agiam ou tratavam outros como se eles tivesse uma idade diferente, posando como crianças.

O criador da conta acabou sendo banido do Patreon e de outras plataformas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.