Google explica de forma didática o que é e como funciona o IPv6 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Google explica de forma didática o que é e como funciona o IPv6 [vídeo]

Aqui no Tecmundo você encontra explicações sobre praticamente tudo o que faz parte do mundo da tecnologia. Falando sobre os pacotes de internet e toda a mudança que deve acontecer agora em junho, por exemplo, há vários artigos que podem sanar qualquer dúvida sobre o assunto.

Caso você não saiba, atualmente o mundo da internet utiliza um protocolo chamado IPv4. Ele é o responsável por criar os endereços das pessoas dentro da rede mundial, alocando um para cada máquina – os chamados IPs.

Porém, esse protocolo é limitado a cerca de 4,3 bilhões de endereços e está ficando sem espaço para o posicionamento de novas conexões. Como isso limita a internet, o mundo entrou em consenso e, agora, na metade de 2012, deve adotar um novo padrão: o IPv6, que conta com uma quantidade praticamente infinita de endereços.

Bem, caso a nossa explicação ainda não faça sentido, você pode tirar as suas dúvidas com alguém que sabe absolutamente tudo sobre o assunto. Estamos falando de ninguém menos do que Vint Cerf, um dos inventores desses padrões da internet que utilizamos até hoje.

Vou ser afetado?

Se você está preocupado quanto a não conseguir acessar os seus sites preferidos, não se preocupe. As grandes páginas deverão continuar recebendo visitas em ambos os padrões. Além disso, os sistemas operacionais também devem lidar com a mudança de forma automática. Contudo, se você utiliza o Windows XP, o Tecmundo tem um guia de como habilitar o IPv6 no sistema operacional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.