Dicas do XP: como habilitar o IPv6

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: como habilitar o IPv6

Se você usa as versões Vista ou 7 do Windows, não precisa se preocupar, pois ambas já vêm prontas para trabalhar com o IPv6. Contudo, quem permanece com o Windows XP precisa fazer algumas alterações para deixar o sistema apto para este novo protocolo.

Este tema já foi tratado algumas vezes aqui no Baixaki. Se você quer saber mais sobre o IPv6, leia os artigos “IPv6: o futuro da internet”, “NIC.br explica mudanças que virão na web com implantação do IPv6”, “Ipcalipse: a internet está pequena demais para nós todos” e “YouTube é o primeiro grande serviço a ingressar no IPv6”.

Para instalar o IPv6 no XP usaremos o prompt de comando do Windows. Para acessá-lo você precisa abrir o “Executar” (atalho Tecla do Windows + R ou Menu Iniciar > Executar). Na janela que se abriu, execute o comando “cmd” (sem aspas).

cmd

Na nova janela, execute os seguintes comandos (um de cada vez):
netsh
interface
ipv6
install

Execute os comandos

Se tudo correr bem, você visualiza a tela abaixo:

IPv6 instalado!

Você acabou de instalar o IPv6 no Windows XP e agora é possível ativá-lo para suas conexões de rede. Vá a Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de rede e clique com o botão direito do mouse sobre a rede que será configurada. Vá a “Propriedades” e na tela “Geral” habilite a opção “Microsoft TCP/IP versão 6”.

Habilite o IPv6

Pronto. Isto é o suficiente para que o novo protocolo de internet esteja funcionando em sua máquina.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.