Operadoras começam ativar sinal 5G em Fortaleza, Recife e Natal

1 min de leitura
Imagem de: Operadoras começam ativar sinal 5G em Fortaleza, Recife e Natal
Imagem: Shutterstock

Nesta segunda-feira (5), as operadoras começaram a ativar o sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife, após a chegada da tecnologia em outros estados brasileiros. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a novidade na última quinta-feira (1), que será ativada gradualmente nas capitais citadas.

A partir de hoje, a Claro, Tim e Vivo começaram a ativar 102 estações de 5G em Fortaleza, além de 63 no Recife e outras 33 em Natal. As empresas têm até o dia 28 de novembro de 2022 para finalizar as ativações nas capitais.

Até o momento, as companhias de telecomunicação já ativaram a rede 5G em 12 capitais, são elas: Brasília (DF); Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP); e Vitória (ES).

O 5G possibilita conexões super rápidas e será utilizado por consumidores comuns e pela indústria.O 5G possibilita conexões super rápidas e será utilizado por consumidores comuns e pela indústria.Fonte:  Shutterstock 

5G no Brasil

O sinal do 5G puro, ou 5G SA (Standalone), deveria estar disponível em todo o Brasil até o fim de setembro, contudo, a Anatel optou por prorrogar o prazo por mais dois meses, após recomendação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência (Gaispi).

Ao todo, 12 capitais continuam sem a ativação da rede 5G e as operadoras tem até o dia 27 novembro para ligar e disponibilizar o sinal. Os clientes que desejam usar a rede devem possuir um dispositivo compatível com a tecnologia — até o momento, o Brasil já oferece 83 modelos de smartphones equipados com 5G.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.