Como fazer figurinhas animadas no WhatsApp? Aprenda!

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer figurinhas animadas no WhatsApp? Aprenda!
Imagem: Unsplash

As figurinhas no WhatsApp se tornaram super populares no Brasil, uma vez que milhões de usuários a utilizam em suas conversas diariamente. Um dos aspectos mais interessantes da funcionalidade foi a possibilidade de criar suas próprias figurinhas, utilizando memes e gifs para ajudar a se expressar com amigos e familiares.

Todavia, como muitas pessoas ainda desconhecem o procedimento, trouxemos um tutorial completo de como criar figurinhas animadas no WhatsApp. Assim, você pode se divertir ainda mais, não ficando à mercê apenas dos stickers enviados por outros contatos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo!

Como fazer figurinhas animadas para WhatsApp? Veja o passo a passo

1. O WhatsApp não possui uma ferramenta própria para a criação de figurinhas. Por isso, o primeiro passo é realizar o download de um software para a função a partir da loja de aplicativos da Google, a Play Store, ou da Apple, a App Store. Para esse tutorial, vamos utilizar o app Sticker.ly;

2. Com o software baixado e instalado no smartphone, clique sobre o símbolo de "+" na página inicial e depois selecione "Animadas";

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

3. Você será redirecionado para uma galeria de gifs do próprio aplicativo, que contém milhares de cenas de filmes e séries. Para realizar a busca por um gif em específico, clique na barra de pesquisa e digite um termo relacionado ao que deseja, como "Grey's Anatomy" ou "Sexta-feira";

4. Se você deseja fazer uma figurinha animada de um gif que já possui no celular, selecione "biblioteca" na parte inferior da tela para sair da galeria de gifs e visualizar as mídias que já estão salvas em seu celular;

5. Escolha o vídeo que deseja transformar em figurinha animada;

6. Na tela seguinte, você poderá ainda editar o vídeo, reduzindo o seu tamanho e suas proporções;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

7. Uma vez que todas as edições necessárias foram realizadas, clique em "Avançar";

8. Por fim, escolha se deseja aplicar emojis, texto ou fundo para a figurinha que está sendo criada;

9. Clique novamente em "Avançar" e depois em "Salvar" para finalizar o procedimento. Caso essa seja sua primeira figurinha, será preciso ainda escolher um nome para um pacote que será criado, onde todas as suas próximas criações ficarão salvas;

10. Sua figurinha animada foi criada e agora chegou a hora de exporta-la para o WhatsApp. Portanto, selecione o botão "Adicionar ao WhatsApp" em verde na parte inferior da tela e em seguida selecione "Salvar". Automaticamente, a figurinha será exportada para o mensageiro, passando a ficar disponível para uso sempre que você desejar;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

11. Pronto! Agora você já sabe como criar figurinhas animadas em seu smartphone e poderá realizar o procedimento sempre que desejar.

Leia mais:

É seguro baixar aplicativos para criar figurinhas?

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Sim! É possível dizer que aplicativos para criar figurinhas costumam ser seguros e apresentam um baixo risco de ferir a sua privacidade.

Isso porque, além dos mecanismos de segurança do próprio WhatsApp, os apps precisam seguir protocolos e critérios para serem disponibilizados nas lojas de aplicativos da Google e da Apple.

Todavia, se você não se sente totalmente seguro, é possível ler os comentários dos outros usuários que já estão utilizando o app. Dessa forma, você pode se basear nas experiências deles para se sentir mais confortável em baixar o software no smartphone.

Além disso, vale ressaltar que caso você tenha optado por um aplicativo que não está disponível em uma dessas lojas oficiais, comumente chamados de APK, é interessante procurar por reviews no Google e na Internet para saber mais sobre a sua origem e também para encontrar um link confiável de download.

As figurinhas animadas no WhatsApp ocupam muito espaço de armazenamento?

As figurinhas animadas não costumam ser muito pesadas e ocupam apenas alguns kbytes do armazenamento do dispositivo.

Porém, se você possui uma galeria cheia desse tipo de figurinha e pouco espaço no celular, pode ser que eventualmente seja necessário excluir algumas delas para continuar salvado outros arquivos e não ter o desempenho do aparelho afetado.

Se você está enfrentando esse problema, não deixe de conferir nosso tutorial de como liberar memória no WhatsApp.

Como encontrar novas figurinhas do WhatsApp?

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Se você deseja encontrar novas figurinhas do WhatsApp, saiba que o Sticker.ly também funciona como uma espécie de "Rede Social", onde é possível visualizar uma série de álbuns de figurinhas de outros usuários do app.

Elas estão separadas em diversos tópicos, como "Artistas", "Viral", "Séries", "Filmes", facilitando o encontro de figurinhas que tem mais a ver com você ou mesmo com o tópico que está pesquisando.

Além disso, caso deseje, você também pode tornar seu perfil popular no app ao criar figurinhas engraçadas e deixando-as disponíveis para outras pessoas as encontrarem.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.