Google Planilhas: truques e dicas para melhorar a produtividade

2 min de leitura
Imagem de: Google Planilhas: truques e dicas para melhorar a produtividade
Imagem: Reprodução / TecMundo

O Google Planilhas é um software que, como o próprio nome sugere, permite trabalhar com dados em formatos de planilhas. O seu funcionamento é muito similar ao Microsoft Excel, entretanto, há diferentes fórmulas e atalhos que fazem com que o aplicativo seja mais prático para usar no dia a dia.

Elas trazem diferentes funções, como filtragem de dados, teclas de atalho, e até tradução automática de palavras para um determinada língua. Hoje o TecMundo te apresenta uma série de dicas e truques para usar o Google Planilhas e ser mais produtivo no app. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Como ocultar colunas e linhas?

1. Selecione a coluna ou linha que deseja ocultar;

2. Depois, clique com o botão direito no seu cabeçalho e escolha a opção "Ocultar", como mostra a imagem abaixo;

Clique com o botão direito do mouse para encontrar a opção de ocultar os dadosClique com o botão direito do mouse para encontrar a opção de ocultar os dadosFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Os dados agora ficam ocultos na sua planilha. Para revelá-los, basta clicar na seta localizada entre os cabeçalhos anteriores e posteriores.

Procure a seta entre as linhas ou colunas no interno dos campos ocultadosProcure a seta entre as linhas ou colunas no interno dos campos ocultadosFonte:  Reprodução / TecMundo 

2. Como inserir data e hora de forma automática?

1. Selecione o campo da planilha onde você deseja informar a atual hora e data;

2. Em seguida, aperte as teclas "CTRL + SHIFT + Ç" para inserir a hora atual, e  "CTRL + ALT + SHIFT + Ç" para inserir data e hora atual;

Depois de apertar as teclas de atalho, os campos serão preenchidos automaticamenteDepois de apertar as teclas de atalho, os campos serão preenchidos automaticamenteFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Pronto, agora os campos selecionados estão com as informações atuais sem a necessidade de digitar manualmente.

3. Como traduzir palavras e textos automaticamente?

1. Selecione o campo no qual você deseja configurar a tradução automática do português para o inglês;

2. Em seguida, digite a seguinte fórmula: =GOOGLETRANSLATE("célula onde fica o texto a ser traduzido";"PT";"EN");

Digite a fórmula na célula que fará a traduçãoDigite a fórmula na célula que fará a traduçãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Pronto, agora toda palavra e texto escrito na célula será traduzido para o inglês. Caso queira fazer a tradução de uma outra linguagem, você pode encontrar neste link a lista completa de siglas de idiomas.

Depois de inserida a fórmula, tudo que for digitado no campo será traduzido na outra célulaDepois de inserida a fórmula, tudo que for digitado no campo será traduzido na outra célulaFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Como repetir o conteúdo células automaticamente?

1. Selecione e arraste com o mouse os campos que você deseja replicar;

2. Em seguida, arraste para o lado ou para baixo até a célula onde terminará o preenchimento;

Selecione com o mouse todos os campos que serão preenchidosSelecione com o mouse todos os campos que serão preenchidosFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Pronto, agora os dados foram copiados de a necessidade de utilizar o comando "CTRL + C" e "CTRL + V".

Depois de arrastar, as células serão preenchidasDepois de arrastar, as células serão preenchidasFonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Como congelar linhas e colunas?

1. Movimente o mouse até o espaço entre a primeira coluna e a primeira linha, até o ponteiro mudar para o símbolo de uma mão;

Posicione o ponteiro nas linhas até que ele mude para o símbolo de uma mãoPosicione o ponteiro nas linhas até que ele mude para o símbolo de uma mãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

2. Em seguida, arraste a linha até as colunas ou linhas nas quais você deseja congelar;

Neste exemplo, a Coluna A ficou congelada, estando visível a todo momentoNeste exemplo, a Coluna A ficou congelada, estando visível a todo momentoFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Pronto, agora você pode movimentar a planilha inteira e a coluna ou linha congelada irá se manter visível no mesmo lugar.

Agora que você já sabe bons truques e atalhos para o Google Planilhas, esperamos que os seus afazeres no aplicativo fiquem ainda mais práticos e produtivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.