Google teria saído do ar após incidente elétrico em data center

2 min de leitura
Imagem de: Google teria saído do ar após incidente elétrico em data center
Imagem: Shutterstock/Reprodução
Avatar do autor

Equipe TecMundo

De acordo com relatos de usuários na noite de segunda-feira (8), o Google apresentou problemas de funcionamento em diversos países, principalmente nos Estados Unidos. Entre eles, erros ao realizar buscas pela plataforma estavam entre as principais reclamações (erro 500).

Relatos da mídia local apontaram que um "incidente elétrico" que feriu três pessoas próximas a um data center da empresa seria a principal causa. O Google, por outro lado, reitera que os dois incidentes não têm relação. A companhia ressaltou que "um problema de atualização de software", sem especificar qual, "afetou a Busca e o Google Maps por um curto período".

"Estamos cientes de um problema de atualização de software que afetou a Busca e o Google Maps por um curto período, e lamentamos a inconveniência. Trabalhamos rapidamente para resolver o problema e nossos serviços estão funcionando novamente", diz a nota do Google.

De acordo com o SFGate, o incidente teria deixado queimaduras em três eletricistas que trabalhavam em uma subestação próxima aos prédios do data center quando aconteceu um arco voltaico (arco elétrico). Uma das pessoas precisou ser levada de helicóptero ao hospital.

Ao TecMundo, a porta-voz do Google Devon Smiley informou que a empresa já está ciente "de um incidente elétrico que ocorreu ontem no data center do Google em Council Bluffs, Iowa (EUA), ferindo três pessoas no local, que estão sendo tratadas e em condição estável".

"A saúde e a segurança de todos os colaboradores são nossa prioridade absoluta e estamos trabalhando em estreita colaboração com parceiros e autoridades locais para investigar minuciosamente a situação e fornecer assistência conforme necessário”, disse.

A queda do Google ao redor do mundo

De acordo com a Reuters, mais de 40 mil relatos foram registrados globalmente no site de monitoramento Downdetector. As reclamações de que o Google estaria fora do ar teriam começado a ganhar força por volta das 22h. No Twitter, o termo "Google" já estava em alta antes do período, mas reúne mais de 610 mil tweets.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.