YouTube: juiz aceita processo antitruste do Rumble contra Google

1 min de leitura
Imagem de: YouTube: juiz aceita processo antitruste do Rumble contra Google
Imagem: Unsplash

Em 2021, a plataforma de streaming de vídeo Rumble processou o Google após alegar que a empresa favorece o YouTube no serviço de buscas e em dispositivos que usam o sistema Android. Agora, um juiz da Califórnia decidiu que o Rumble pode prosseguir com o processo antitruste contra a gigante das buscas.

Após a abertura do processo, o Google solicitou ao tribunal a exclusão de certos raciocínios do argumento realizado pela equipe jurídica do Rumble, como a reclamação sobre a pré-instalação do YouTube em dispositivos Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, o juiz Haywood Gilliam recusou o pedido do Google e continuará permitindo o andamento da ação. Segundo Gilliam, os argumentos da gigante da web não foram convincentes para ele aceitar o pedido.

“O sucesso do Rumble foi muito menor do que poderia e deveria ter sido como resultado direto do comportamento anticompetitivo, excludente e monopolista ilegal do Google”, detalha a ação contra o Google.

O Rumble é conhecido como uma plataforma de vídeos usada por usuários da política de direita.O Rumble é conhecido como uma plataforma de vídeos usada por usuários da política de direita.Fonte:  Rumble 

Resposta do Google

Segundo a equipe do Rumble, o Google exibe as principais pesquisas de vídeos com os links do YouTube, sem mostrar resultados do Rumble. Além disso, a subsidiária da Alphabet limita pré-instalações de aplicativos terceiros, priorizando os apps da própria empresa.

Em resposta, o Google afirma que os conteúdos do Rumble são avaliados da forma que merecem. A empresa também argumenta que outros mecanismos rivais de buscas, como o Bing, Yahoo Search e DuckDuckGo, apresentam resultados semelhantes e classificam o YouTube à frente do Rumble.

“O Google tenta retornar resultados de pesquisa com maior probabilidade de satisfazer os consumidores, independentemente de esses resultados incluírem conteúdo encontrado no serviço YouTube do Google”, a empresa alega.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.