Veja a evolução do Gmail desde seu lançamento

3 min de leitura
Imagem de: Veja a evolução do Gmail desde seu lançamento
Imagem: Google

Lançado ainda em 2004, o Gmail é uma das plataformas de e-mail mais antigas do mercado. Por ser desenvolvido pela gigante Google, o serviço cresceu exponencialmente com seu buscador e recebeu uma série de novos recursos ao longo dos anos, tornando-se cada vez mais completo. Sua versão para Android, por exemplo, tornou-se o primeiro aplicativo da Play Store a atingir 1 bilhão de downloads.

Comemorando a jornada até os dias atuais, a Google publicou um vídeo recapitulando os principais visuais do Gmail, na última quarta-feira (27). Nostálgico, o material chega a relembrar desde a primeira interface clássica utilizada até suas mudanças mais moderna!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira a evolução do Gmail e suas principais evoluções junto do TecMundo!

Gmail em 2004: a interface clássica

Interface do Gmail em 2004, adotando elementos mais simples para agilizar o carregamento das páginas. (Fonte: Google / Reprodução)Interface do Gmail em 2004, adotando elementos mais simples para agilizar o carregamento das páginas. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte:  Google 

No ano de seu lançamento, o Gmail já possuía elementos que o destacavam de sua concorrência, embora fosse significativamente mais simples que a versão atualmente conhecida. Sua interface contava com ângulos predominantemente retos, com os itens clicáveis sendo destacados através do uso de textos negritados ou grifados em azul.

As decisões, além de estética, favoreciam o carregamento das páginas, que precisavam se adequar à velocidade de processamento da internet e dos computadores da época.

Gmail em 2012: visual renovado

Interface do Google em 2012, mais moderna e com elementos interativos. A paleta de cores é mais variada e se inspira na logo da empresa. (Fonte: Google / Reprodução)Interface do Google em 2012, mais moderna e com elementos interativos. A paleta de cores é mais variada e se inspira na logo da empresa. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte:  Google 

Em 2012, a Google finalmente adotou um visual completamente renovado para sua plataforma de e-mails, agora mais moderno e minimalista. Os avanços acompanharam a modernização da internet e dos dispositivos utilizados pelos internautas — incluindo os celulares, em um movimento de padronização entre telas e sistemas operacionais.

Além das mudanças visuais, o Gmail também começou a se transformar em uma suíte de funções, com a primeira delas sendo um chat integrado à plataforma, onde os usuários poderiam conversar mais rapidamente e em tempo real.

Gmail em 2020: novas funções e organização

Interface do Gmail em 2020, mais robusta e acessível para os usuários. (Fonte: Google / Reprodução)Interface do Gmail em 2020, mais robusta e acessível para os usuários. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte:  Google 

Acompanhando um mundo cada vez mais moderno e conectado, o Gmail adotou uma interface ainda mais robusta, porém intuitiva, em 2020. Na época, o cenário internacional exigiu a transição do contexto profissional para o home-office em razão da covid-19 e, portanto, a melhoria das ferramentas digitais.

Na plataforma da Google, isso se traduziu na possibilidade de adicionar extensões e recursos extras, desenvolvidos por empresas externas; mais opções de organização; e modernização do layout para tornar-se mais responsivo e prático.

Gmail em 2021 : uma suíte de ferramentas

Interface do Gmail desde 2021, completa com recursos para o home-office. (Fonte: Google / Reprodução)Interface do Gmail desde 2021, completa com recursos para o home-office. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte:  Google 

Desde 2021, o Gmail parece ter concluído sua transição para uma suíte completa de ferramentas de trabalho remoto. Atualmente, é possível utilizar chats, redigir e-mails e realizar conferências em vídeo diretamente pela plataforma, além de automatizar tarefas através das extensões externas.

Seu visual padrão está mais moderno, elenca uma nova logomarca e também dá destaque às suas cores-tema. Segundo dados da RighInTheBox, o Gmail é a plataforma mais popular no mundo e já ultrapassa a marca dos 1,8 bilhões de usuários.

Gmail em 2022: novas mudanças a caminho

Prometendo novas mudanças, a Google destaca todas as novas funções do Gmail em seu vídeo de comemoração aos 18 anos da plataforma. Desde o visual mais moderno até o preenchimento automático de frases, muitas mudanças foram bem recebidas pela interface.

Confira:

Após testes limitados, o novo design do Gmail já começou a ser liberado pela companhia para todos os usuários da plataforma. Confira mais detalhes sobre a edição renovada do serviço aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.