O que esperar do Metaverso no ambiente corporativo?

1 min de leitura
Imagem de: O que esperar do Metaverso no ambiente corporativo?

As conexões entre o mundo financeiro, virtual e físico estão cada vez mais potentes. Os dispositivos que usamos para gerenciar nossas vidas nos oferecem acesso a quase tudo que queremos com muita velocidade e facilidade.

A realidade virtual, por exemplo, está presente em nosso dia a dia por meio de criptomoedas, tokens não fungíveis (NFTs) e até mesmo jogos de vídeo game — que usam a tecnologia de Blockchain. Pagamentos em criptomoedas não são mais para os usuários engajados nesse universo. Agora, elas estão disponíveis para todos como parte de um Metaverso em desenvolvimento. Porém, o que podemos esperar do desenvolvimento do Metaverso no ambiente corporativo?

De acordo com estudos realizados pela Bloomberg Intelligence, até 2024, as oportunidades de negócios oferecida pelo Metaverso vão chegar ao valor de US$ 800 bilhões. Essa grande plataforma virtual abre oportunidades para o mercado de negócios em que organizações, criadores de jogos online, empresas de tecnologia e de entretenimento possam se destacar nas redes sociais e expandir seus canais de receita. 

Mundo conectado no MetaversoFonte: Getty Images

Ainda sobre os dados divulgados pela Bloomberg, o Metaverso apresenta um enorme potencial de crescimento de mercado, podendo alcançar 2,7 vezes mais a receita de publicidade em jogos de vídeo game, que figura entre um dos setores que mais geram receita atualmente.

Leia tambémCriptomoeda ApeCoin valoriza após rumores de novo metaverso

Afinal, o 5G vai influenciar no cenário do Metaverso?

Acredito que a chegada do 5G será um dos principais motores para o avanço do Metaverso no mundo empresarial. O 5G vai permitir novas ferramentas e novos formatos para transmitir informações multimídias no mundo físico e digital de forma quase instantânea, criando inclusive novos produtos e até mercados.

Para explorar o Metaverso como um novo canal de receita, diversas organizações já estão desenvolvendo ações e projetos concretos. Como a Microsoft, uma das maiores companhias de tecnologia, que já está investindo em tecnologia para ambientes virtuais corporativos, desenvolvendo avatares 3D no Teams para serem utilizados por colaboradores. 

Mundo com sinal 5GFonte: Getty Images

O Metaverso, aos poucos, estará cada vez mais presente no ambiente corporativo, o que puxará uma nova rodada de investimento em tecnologia, estrutura e conectividade por parte das empresas. Estamos diante daqueles momentos em que "o cavalo passa selado na nossa frente", uns tem coragem de pular, outros não.

E então, qual é o seu posicionamento sobre o assunto? 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.