Álbum perdido de Gilberto Gil é publicado em museu do Google

1 min de leitura
Imagem de: Álbum perdido de Gilberto Gil é publicado em museu do Google
Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou nesta terça-feira (14) que o artista Gilberto Gil ganhou um museu virtual disponível no Google Arts & Culture. De acordo com Fábio Coelho, presidente da empresa no Brasil, essa é a maior coleção de um artista vivo disponível na plataforma. O acervo traz, inclusive, um álbum inédito de 1982, dado como perdido, gravado inteiramente em inglês.

A novidade faz parte da comemoração dos 80 anos de Gilberto Gil, que acontece em 26 de junho, e é lançada no mesmo ano em que o artista foi empossado na Academia Brasileira de Letras. O acervo traz 41 mil imagens, 140 seções e 900 vídeos e gravações digitalizadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gilberto GilÁlbum perdido de Gilberto Gil pode ser ouvido no Google Arts & Culture.

Intitulado O Ritmo de Gil, o acervo pode ser acessado em uma página especial do Google Arts & Culture. A proposta é de que o internauta possa navegar pela trajetória de Gil ao disponibilizar documentos, fotos, vídeos e outros materiais de sua carreira. O material foi produzido em parceria com o Instituto Gilberto Gil.

Surpresa ao encontrar o álbum

O álbum em questão foi encontrado por Chris Fuscaldo e Ricardo Schott, pesquisadores, e agora está disponível na íntegra na plataforma do Google. “Eu já tive o ímpeto e a curiosidade de voltar a esse álbum e, eventualmente, me reconciliar com ele e lançá-lo, mas aí o disco sumiu. Agora apareceu!”, disse Gil. O disco, agora digitalizado, foi encontrado em uma fita K7.

A mostra, em si, é dividida é três partes: a música, o homem e a influência internacional. A primeira passa por sua trajetória artística e relembra sua discografia, história e composições. A segunda trata da biografia do artista, trazendo fotos importantes e relatos sobre a influência de sua família. Já a terceira é focada em momentos de Gil transitando por gêneros musicais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.