Google Tradutor: como usar o app offline no Android e iOS

2 min de leitura
Imagem de: Google Tradutor: como usar o app offline no Android e iOS
Imagem: Shutterstock

O aplicativo Tradutor do Google permite aos usuários traduzir palavras, termos, frases e textos em tempo real a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo muito útil em viagens para o exterior ou pesquisas envolvendo outros idiomas. O app está disponível para dispositivos móveis como celulares Android, iPhone e iPad.

Para ter acesso a outras línguas mesmo quando não estiver conectado à internet, porém, é preciso efetuar algumas configurações que, por sorte, são bem simples, rápidas e fáceis de efetuar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como usar o Google Tradutor offline

Para usar o Tradutor do Google offline, é preciso tê-lo instalado no seu telefone e baixar os idiomas que deseja quando não estiver mais conectado à internet. Quando for baixar quaisquer línguas adicionais, lembre-se de estar preferencialmente logado a uma rede Wi-Fi para evitar o uso da sua franquia de dados móveis.

Usando o Google Tradutor offline no Android

Baixar idiomas para traduzir termos, frases e textos totalmente offline no Android é muito simples e rápido. Abaixo, você confere exatamente como você pode fazer o download de quaisquer línguas disponíveis no app do Google.

  1. Abra o aplicativo Google Tradutor;
  2. Toque na sua imagem de perfil e selecione "Idiomas transferidos por download";
  3. Na lista disponibilizada pelo app, toque no idioma que deseja fazer download;
  4. Uma mensagem de confirmação será exibida, selecione "Fazer o download";
  5. O idioma baixado agora estará disponível para uso offline.

Você pode baixar e usar diversos idiomas totalmente offline usando o Google TradutorVocê pode baixar e usar diversos idiomas totalmente offline usando o Google TradutorFonte:  Tecmundo/Google/Reprodução 

Existe a possibilidade de alguns idiomas disponibilizados no app não estarem disponíveis para download e uso offline. Nestes casos, é necessário estar conectado à rede de dados móveis ou a alguma rede Wi-Fi para traduzir palavras e frases.

Como usar o Google Tradutor no iOS offline

Embora o Android seja o sistema operacional mobile oficial do Google, a empresa também disponibiliza seus apps para outros dispositivos como os da Apple. Por isto, é possível usar, entre outros aplicativos, o Tradutor do Google no iOS.

A seguir, você confere o passo-a-passo para usar o aplicativo Google Tradutor offline no iPhone e no iPad.

  1. Abra o app Tradutor do Google;
  2. Toque na parte superior da tela;
  3. Na lista exibida na tela, toque no ícone do idioma que deseja usar offline;
  4. Confirme o download do idioma;
  5. Quando o download estiver concluído você já poderá usar o idioma offline.

Assim como no Android, no iOS também é possível que alguns idiomas não estejam disponíveis para download. Vernáculos que não podem ser baixados ainda podem ser usados no app, mas para isto é necessário estar online em uma rede móvel ou Wi-Fi.

Gerenciando idiomas

Além de baixar diferentes linguagens, é possível excluir idiomas que você não deseja mais utilizar (ou que não quer mais que continuem disponíveis offline). Para isso, o procedimento é basicamente o mesmo, mas em vez de selecionar uma língua para baixar, você deve tocar no idioma que deseja apagar (ou pressionar o ícone de lixeira).

Você pode excluir ou atualizar idiomas baixados no appVocê pode excluir ou atualizar idiomas baixados no appFonte:  Tecmundo/Google/Reprodução 

Por fim, você também pode atualizar idiomas baixados caso novas versões do arquivo estejam disponíveis. Quando um vernáculo recebe modificações, o app Tradutor mostra a opção de "Atualizar". Selecione esta opção para manter os idiomas baixados no app sempre em dia e ter as melhores traduções possíveis no aplicativo do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.