Com saudades do Yahoo Respostas? Conheça a plataforma de respostas Quora

2 min de leitura
Imagem de: Com saudades do Yahoo Respostas? Conheça a plataforma de respostas Quora
Imagem: Shutterstock

O Yahoo Respostas era uma famosa plataforma de perguntas e respostas criada em 2005, mas o serviço foi desativado em 4 de maio de 2021. No entanto, será que existe algum site que substitui o Yahoo Respostas? A resposta é sim. Você já ouviu falar no Quora?

A plataforma é uma boa alternativa para quem procura plataformas com o objetivo parecido com o Yahoo Respostas. Neste post, o TecMundo explica o funcionamento do serviço e traz mais detalhes sobre o funcionamento do Quora. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o Quora?

O Quora é uma plataforma de perguntas e respostas O Quora é uma plataforma de perguntas e respostas Fonte:  Fonte: Quora/ Reprodução 

O Quora é um tipo de rede social que permite aos usuários criar perguntas para serem respondidas por outros indivíduos na plataforma. Ao mesmo tempo, também existe a possibilidade de que a própria pessoa compartilhe os seus conhecimentos respondendo às dúvidas de terceiros.

Portanto, para quem estava acostumado a usar o Yahoo Respostas e procura um substituto que siga o mesmo estilo de perguntas e respostas, o Quora pode ser uma boa opção. Veja mais detalhes sobre o funcionamento dessa rede.

Como funciona a plataforma de perguntas e respostas Quora?

Ao se cadastrar no Quora, o usuário escolhe os principais tópicos de interesseAo se cadastrar no Quora, o usuário escolhe os principais tópicos de interesseFonte:  Fonte: Quora/ Reprodução 

Em primeiro lugar, é interessante destacar que o Quora está disponível tanto na versão web como mobile, ambas em português. Ou seja, você pode usar por meio do navegador ou fazer o download do aplicativo em seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet).

Para ter acesso ao Quora, é necessário criar um cadastro na plataforma. Durante esse processo, você terá a opção de escolher os principais assuntos de seu interesse, como:

  • Tecnologia;
  • Psicologia;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Jogos;
  • Inglês;
  • E muitos outros.

Dessa forma, após se cadastrar, os questionamentos que vão aparecer na sua tela inicial serão relacionados com os tópicos que chamam sua atenção e que, provavelmente, você tem maior domínio, podendo contribuir com as suas respostas.

Então, basicamente, a única coisa que você precisa fazer para começar a usar o Quora é fazer o seu cadastro. Após isso, já é possível responder e criar perguntas normalmente.

Veja mais detalhes sobre o funcionamento do Quora e conheça algumas semelhanças e diferenças entre essa plataforma e o Yahoo Respostas.

Quais são as principais semelhanças entre o Quora e Yahoo Respostas?

O principal objetivo do Quora, igual ao antigo Yahoo Respostas, é permitir que os usuários façam perguntas e tenham respostas onlineO principal objetivo do Quora, igual ao antigo Yahoo Respostas, é permitir que os usuários façam perguntas e tenham respostas onlineFonte:  Fonte: Quora/ Reprodução 

O Yahoo Respostas e o Quora tem algumas características semelhantes. Nesse sentido, a principal similaridade é que ambos possuem o mesmo formato: os usuários fazem perguntas de variados temas e obtêm respostas apenas de outras pessoas cadastradas no site.

Além disso, entre outras coisas, também é válido destacar os seguintes aspectos:

  • Avaliação de respostas: os dois sites tem um sistema de dar “likes” nas respostas favoritas;
  • Resultados no Google: assim como no antigo Yahoo Respostas, as perguntas e respostas do Quora aparecem nos resultados de pesquisa do Google.


Quais são as principais diferenças entre o Quora e Yahoo Respostas?

Apesar dos pontos em comum, o Yahoo Respostas e o Quora possuem diferenças significativas. Veja os principais exemplos:

  • Comportamento do usuário: quem usou o Yahoo Respostas lembra que nem sempre as perguntas e respostas eram sérias — na verdade, era bem comum encontrar algumas pérolas na antiga plataforma. Já no Quora, os usuários costumam ter um comportamento diferente, dando respostas que sejam realmente relevantes;
  • Monetização: é possível ganhar dinheiro por meio do “Programa Parceiros do Quora”, que oferece uma bonificação para os participantes fazerem perguntas no site;
  • Tradução: no Quora, um usuário pode traduzir uma resposta para outra língua, facilitando o compartilhamento de conteúdo em diversos idiomas.

Então, agora que o Yahoo Respostas acabou, que tal testar o Quora como substituto?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.