Spotify: São Paulo lidera ranking global de descoberta de músicas

1 min de leitura
Imagem de: Spotify: São Paulo lidera ranking global de descoberta de músicas
Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Spotify revelou que a América Latina é a região que mais descobre músicas novas no aplicativo de streaming. A novidade foi divulgada a partir do Fan Study, estudo que também aponta quais são as cidades que mais utilizam as descobertas.

Com a ferramenta, é possível descobrir músicas novas e populares ao redor do mundo com base nos rankings diários ou semanais. No Spotify Charts também é possível descobrir novos álbuns e artistas, com categorização global ou geográfica. De acordo com o app, “66% das decsobertas de novos artistas acontecem fora de seu país de origem”, citando dados de janeiro deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A cidade de São Paulo, com base no estudo, é a que mais utiliza a ferramenta e lidera o ranking das descobertas: foram 700 milhões de streamings de um conteúdo novo, também com base em dados de janeiro. Já as cidades de Santiago e Cidade do México contaram com mais 600 milhões de streamings no período.

O ranking global, por outro lado, não inclui mais cidades da região:

1. São Paulo (Brasil)

2. Santiago (Chile)

3. Cidade do México (México)

4. Los Angeles

5. Londres

6. Chicago

7. Paris

8. Sydney

9. Dallas

10. Istambul

Músicas “de fora”

O Spotify ainda cita que, além das três primeiras colocações, o ranking é composto por cidades que tiveram uma média de até 400 milhões de streamings de novo conteúdo (por cidade) no período analisado.

Spotify Charts

Citando dados de abril de 2022 baseados no Top 200 global, o Spotify também revela que o número de obras de origem fora da América do Norte e Europa nas melhores músicas da semana do ranking mais que dobrou. As regiões Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África tiveram um aumento de participação de 9,5% em 2017 para 20,9% em 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.