O que é Mailtrack e como usar no Gmail

2 min de leitura
Imagem de: O que é Mailtrack e como usar no Gmail
Imagem: Mailtrack | Divulgação

O Gmail é um dos provedores de e-mail mais usados no planeta. Criado pela gigante Google, o serviço possui uma interface prática e robusta, com funcionalidades especiais que são adicionadas com regularidade, além da vantagem de estar completamente conectado com os demais serviços da empresa.

Porém, mesmo com tantas vantagens, ainda não há um rastreador de e-mails enviados nativo na plataforma. Ou seja, não é possível observar se o destinatário abriu ou não o e-mail enviado. Uma possibilidade que pode ser tão útil pode fazer falta. E é exatamente isso que o Mailtrack promete: mostrar quem abriu o seu e-mail. Neste tutorial do TecMundo, vamos mostrar o que é Mailtrack e como usar no Gmail. Acompanhe:

O que é Mailtrack?

O Mailtrack é o programa número 1 no mundo no quesito rastreamento de e-mails para Gmail e outras ações de marketing. É gratuito e ilimitado, com mais de 2 milhões de usuários ativos e algumas opções pagas que aumentam as funcionalidades como assinaturas de e-mail, rastreamento de links, suporte, certificado de entrega e outros relatórios, por exemplo.

Além de mostrar se o destinatário recebeu o e-mail, o Mailtrack também mostra quantas vezes a mensagem foi aberta e há quanto tempo foi aberta da primeira e da última vez. Tudo isso no mesmo formato clássico aplicado por mensageiros famosos, onde um sinal de check significa que a mensagem foi recebida e dois sinais mostram que ela foi lida.

A extensão é segura e com uso confidencial de dados, as notificações são atualizadas em tempo real dentro de um dashboard e possui número ilimitado de rastreamentos mesmo no plano free, o que é uma vantagem e tanto.

Como usar o Mailtrack no Gmail?

Para usar o rastreamento do Mailtrack, você precisa adicioná-lo ao seu Gmail, provedor em que ele foi construído para funcionar. Para isso:

1) No Google Chrome (ele não funciona em outros navegadores), acesse mailtrack.io e clique em “Install for Free”;

.  Mailtrack | Reprodução 

2) Você será direcionado para a página do Chrome Web Store. Clique em “Add to Chrome” para incluir o Mailtrack como extensão do seu navegador;

.  Mailtrack | Reprodução 

3) Na caixa de pergunta que se abriu, confirme selecionando “Adicionar extensão”;

.  Mailtracker | Reprodução 

4) Pronto! Ao acessar o site do Mailtracker novamente, você já será direcionado para o Dashboard do programa, que mostra em tempo real as pessoas que abriram seus últimos e-mails.

.  Mailtrack | Reprodução 

A partir de agora, todos os e-mails que você envia possuem uma marcação que informa se o e-mail foi aberto. É só passar o mouse por cima dela para acessar as informações. Fácil, não é? Aproveite o Mailtracker e não deixe de conferir outras matérias sobre tecnologia aqui no TecMundo.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.