Anúncio da Samsung com mulher correndo de madrugada é criticado

1 min de leitura
Imagem de: Anúncio da Samsung com mulher correndo de madrugada é criticado
Imagem: YouTube/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Recentemente, a Samsung veiculou um novo anúncio para promover seus vestíveis recém-lançados, Galaxy Watch 4 e Galaxy Buds 2, voltados para o acompanhamento de atividades físicas. Bem produzido, o vídeo denominado "Corujas Noturnas"em tradução livre, apresenta uma mulher correndo pelas ruas de um subúrbio pela madrugada, enquanto acompanha seu progresso nos dispositivos inteligentes — algo bastante improvável em muitas realidades.

Embora inspirador, considerando o design apresentado, o anúncio perde o tato ao desconsiderar o cotidiano dos usuários, especialmente as mulheres, durante sua produção. Além do improvável cenário, a obra também encara um infeliz período de lançamento, sucedendo-se apenas alguns meses após a morte de Ashling Murphy, conforme sugere o The Guardian. A jovem de 23 anos foi atacada em uma tarde enquanto corria ao lado do canal Tullamore, na cidade de Dublin, Irlanda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Comentando o episódio ao jornal, Jamie Klingler, cofundadora do projeto Reclaim These Streets ("Retome Estas Ruas", em português), afirma: "não é seguro corrermos à noite e a última coisa que quero é que alguém invada nosso espaço enquanto tentamos nos exercitar," afirma, acrescentando que "é quase risível como esse anúncio é ruim".

Nesse mesmo contexto, Sahra-Isha Muhammad-Jones, fundadora do Asra, um clube de corridas para mulheres muçulmanas, afirma que o cenário do anúncio somente aconteceria em um mundo ideal. Ela ainda pontua outra preocupação: "Isso pode ser um gatilho para as mulheres que assistem a esse anúncio e depois precisam aceitar o que realmente está acontecendo com as mulheres neste país", sugere.

Resposta da Samsung

Após as críticas, que também podem ser encontradas facilmente na seção de comentários do vídeo no YouTube, a Samsung reconheceu os problemas apontados pela mídia — embora se justifique explicando que a intenção inicial era sugerir uma mensagem positiva sobre a liberdade individual.

"Nunca foi nossa intenção ser insensível às conversas em andamento sobre a segurança das mulheres. Como uma empresa global com uma força de trabalho diversificada, pedimos desculpas pela forma como isso pode ter sido recebido", afirmou a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.