Google Podcasts: conheça o app grátis e veja onde usar

2 min de leitura
Imagem de: Google Podcasts: conheça o app grátis e veja onde usar
Imagem: Unsplash

O Google Podcasts é um aplicativo desenvolvido pela Google focado na distribuição de podcasts para seus usuários. Lançado em 2018, o app se tornou um dos principais softwares do gênero, trazendo funções avançadas como integração com assistente de voz e feed interativo.

Dessa forma, para ajudar aqueles que são fãs desse tipo de conteúdo e desejam saber mais sobre a plataforma, trouxemos uma matéria completa sobre o Google Podcasts.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo!

Como funciona o Google Podcasts?

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

O Google Podcasts funciona como uma plataforma de distribuição de podcasts, uma espécie de programa de "rádio" que pode abordar diversos tipos de assuntos. Ao realizar o login no serviço, o usuário pode fazer a busca por um determinado título ou mesmo pesquisar conteúdos conforme o tema de interesse.

Diferente de outros aplicativos similares, umas das grandes vantagens do Google Podcasts é o fato dele ser gratuito, não exigindo o pagamento nem mesmo para utilizar funções avançadas, como baixar o áudio para ouvir quando estiver off-line.

No entanto, esse não é o único benefício em utilizar o app, dado que sua própria interface também é motivo de destaque. Como exemplo, na aba “Explorar”, é possível visualizar episódios recém-lançados de programas que o usuário já acompanha e ou de sugestões do próprio software.

Ao mesmo tempo, na categoria “Atividade” o usuário tem acesso aos seu histórico de atividades para saber exatamente o que ouviu em um determinado momento do dia ou semana, facilitando na hora de recomendar um conteúdo para alguém ou mesmo de lembrar o nome de um programa para começar a acompanhar.

Por fim, outro benefício do uso do app é sua integração com o Google Assistente e o Google Home, que permitem que o usuário peça para aplicativo reproduzir seus podcasts apenas com o uso da voz, mesmo quando ele está em um cômodo diferente do dispositivo.

Como baixar e instalar o Google Podcasts?

O Google Podcasts pode ser baixado em dispositivos como smartphones e tablets. (Unsplash/Reprodução)O Google Podcasts pode ser baixado em dispositivos como smartphones e tablets. (Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O Google Podcasts está disponível nas lojas de aplicativos da Google e da Apple, sendo necessário apenas clicar sobre o nome do sistema operacional do seu dispositivo abaixo para ser redirecionado.

Quando estiver em uma das lojas, clique em "Instalar" ou "Obter" para realizar o download e aguarde até que o aplicativo seja descarregado em seu smartphone. Logo depois, faça o login com sua conta Google ou realize um cadastro na plataforma, informando dados como nome e-mail.

Além disso, também é possível utilizar o serviço em seu computador de forma online. Para essa alternativa, acesse o site do Google Podcasts clicando aqui e insira as informações de sua conta.

Em ambos os casos, após ter realizado login, basta procurar pelo conteúdo que deseja ouvir através da barra de pesquisa e clicar em "assinar" no perfil do programa para ser notificado no lançamento de novos episódios.

Quais programas estão disponíveis no Google Podcasts?

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Devido à originalidade e divulgação, alguns programas se tornaram muito populares entre os usuários do Google Podcasts, ocupando frequentemente as primeiras posições entre os conteúdos mais ouvidos do app, como o NerdCast e Podpah.

Todavia, a plataforma conta atualmente com milhares de títulos em sua biblioteca, que são divididos por categorias como Comédia, Notícias, Ensino, além de diversos outros temas.

Assim, independente do que o usuário gosta de ouvir nos momentos de lazer ou enquanto se desloca para algum lugar, é possível encontrar programas direcionados para todos os públicos.

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade de diversos assuntos!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.