Mozilla Firefox 100 Beta chega com HTTPS por padrão no Android

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla Firefox 100 Beta chega com HTTPS por padrão no Android
Imagem: Mozilla/Divulgação

A Mozilla lançou nessa terça-feira (5) a versão beta do Firefox 100 para Android, a primeira edição de três dígitos do tradicional navegador de código aberto. Ela estreia poucos dias depois da chegada da versão centenária do Google Chrome, já disponível para o público em geral.

Enquanto o rival trouxe várias novidades na sua atualização mais recente, incluindo um ícone redesenhado, o atalho para silenciar abas e o fim do Modo Lite, o update do browser da Mozilla vem com poucas mudanças, pelo menos na versão para o sistema móvel da gigante das buscas. A principal delas é a ativação por padrão do HTTPS, para reforçar a segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o modo “Somente HTTPS” habilitado na versão móvel, como já acontece no desktop, o navegador passa a priorizar o acesso seguro aos sites. Este protocolo é conhecido por criptografar a conexão, evitando que outros usuários da mesma rede tenham acesso aos seus dados e páginas visualizadas.

O modo "Somente HTTPS" aumenta a segurança durante a navegação.O modo "Somente HTTPS" aumenta a segurança durante a navegação.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Se o usuário visitar um site que não tenha suporte ao HTTPS, o Firefox 100 beta exibirá um alerta informando sobre os riscos e sugerindo ao internauta que não abra aquela página, devido à falta de segurança. Apesar disso, o software oferecerá a possibilidade de acessá-la utilizando o antigo protocolo HTTP, menos seguro.

Versão estável prevista para maio

Por enquanto, a edição centenária do Firefox está disponível apenas para quem faz parte do programa beta do navegador no Android. Para testá-la, é necessário baixar a versão Nightly do browser e instalar a compilação mais recente.

A versão estável do Mozilla Firefox 100 tem previsão de lançamento para o dia 3 de maio, quando deverá ser disponibilizada para o público em geral, em todas as plataformas. Especula-se que ela contará com várias novidades, como o suporte ao codec AV1 acelerado por hardware, utilizado pela Netflix e outras plataformas, famoso por economizar energia e dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.