SpaceX já ativou mais de 5 mil terminais Starlink na Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX já ativou mais de 5 mil terminais Starlink na Ucrânia
Imagem: Shutterstock

Elon Musk, o todo-poderoso CEO da SpaceX, cumpriu o prometido, dois dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e disponibilizou ao país atacado milhares de terminais de internet via satélite da rede Starlink. De acordo com o Washington Post, mais de cinco mil desses dispositivos estão presentes e operantes em território ucraniano, sendo utilizados por civis, funcionários públicos e empresas de tecnologia, mesmo durante as investidas russas.

Em um tweet publicado na sexta-feira (18), o ministro da transformação digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, o responsável pelo pedido do equipamento ao bilionário norte-americano, fez um agradecimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dizendo que "a Ucrânia é a verdade, e a verdade sempre vence", ele anunciou a chegada de um novo lote de kits Starlink, destacando que eles estão recebendo e utilizando os dispositivos "na casa dos milhares". Afirmando que novas remessas têm chegado a cada dois dias, o político concluiu: "enquanto a Rússia bloqueia o acesso à internet, a Ucrânia está se tornando mais aberta ao mundo inteiro".

Como os terminais da Starlink estão ajudando a Ucrânia?

Embora Fedorov tenha se recusado a confirmar o número de terminais Starlink instalados atualmente na Ucrânia, afirmou à publicação norte-americana que os satélites da provedora mundial de internet mostraram-se muito eficazes em meio aos ataques da Rússia. Para ele, "a qualidade do link é excelente".

Conforme apurado pelo Washington Post, a Ucrânia já recebeu pelo menos quatro remessas de terminais Starlink, desde o início da invasão, sendo a de sexta-feira a mais recente. O jornal fez um pedido de comentários à SpaceX, mas esta recusou-se a comentar.

Musk, por sua vez, além de não comentar, mandou cumprimentos "ao seu mestre de marionetes Besos", referindo-se ao dono do jornal, Jeff Bezos, do qual é desafeto desde a disputa pelo Projeto Artemis da NASA, vencida pela SpaceX.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.