O Google anunciou na sexta-feira (18) a chegada de um cabo submarino de sua propriedade ao Togo, país localizado no oeste da África, conhecido centro de comércio regional pelo porto de sua capital, Lomé. Segundo a empresa, a conexão do chamado cabo Equiano àquele país vai incrementar a velocidade da internet para milhões de africanos, e faz parte de um projeto de longa data que promete acesso mais barato aos usuários de todo o continente.
Partindo de Portugal, o equiano é um tipo de cabo constituído por diversos segmentos de outros cabos menores com vários pares de fibras óticas. No release, o Google promete dobrar imediatamente a velocidade dos oito milhões de togoleses. A ideia é que o novo sistema de cabos submarinos beneficie também outros países em uma região na qual a demanda por internet está aumentando, mas onde as redes ainda são muito lentas.
Nossos vídeos em destaque
Quais países serão beneficiados pelo cabo equiano?
Visão geral da rota do Sistema Equiano. (Fonte: Alcatel/Divulgação.)
Após desembarcar no Togo, o cabo poderá reduzir em até 14% os preços da internet até 2025, segundo avaliação da Africa Practice and Genesis Analytics, encomendada pelo Google. O planejamento inclui no "pacote" outros países da África Subsaariana, uma das regiões menos conectadas do planeta.
Assim, a nova linha chegará em breve à Nigéria, Namíbia e África do Sul, com potenciais ramais a oferecer conexões extras para outros países da região que, em sua maioria, encontram-se na parte inferior de um ranking global em penetração da internet, elaborado pelo Bando Mundial.
De acordo com o Google, a instalação do novo cabo, cujo início das operações está previsto para o final deste ano, poderá representar a criação de 37 mil empregos indiretos no Togo até 2025, com um impacto positivo no PIB daquele país, de US$ 193 milhões (R$ 952 bilhões).
)
)
)
)
)
)
)