Cabo submarino do Google chega à África e promete internet rápida

1 min de leitura
Imagem de: Cabo submarino do Google chega à África e promete internet rápida
Imagem: Shutterstock

O Google anunciou na sexta-feira (18) a chegada de um cabo submarino de sua propriedade ao Togo, país localizado no oeste da África, conhecido centro de comércio regional pelo porto de sua capital, Lomé. Segundo a empresa, a conexão do chamado cabo Equiano àquele país vai incrementar a velocidade da internet para milhões de africanos, e faz parte de um projeto de longa data que promete acesso mais barato aos usuários de todo o continente.

Partindo de Portugal, o equiano é um tipo de cabo constituído por diversos segmentos de outros cabos menores com vários pares de fibras óticas. No release, o Google promete dobrar imediatamente a velocidade dos oito milhões de togoleses. A ideia é que o novo sistema de cabos submarinos beneficie também outros países em uma região na qual a demanda por internet está aumentando, mas onde as redes ainda são muito lentas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quais países serão beneficiados pelo cabo equiano?

Visão geral da rota do Sistema Equiano. (Fonte: Alcatel/Divulgação.)Visão geral da rota do Sistema Equiano. (Fonte: Alcatel/Divulgação.)Fonte:  Alcatel 

Após desembarcar no Togo, o cabo poderá reduzir em até 14% os preços da internet até 2025, segundo avaliação da Africa Practice and Genesis Analytics, encomendada pelo Google. O planejamento inclui no "pacote" outros países da África Subsaariana, uma das regiões menos conectadas do planeta.

Assim, a nova linha chegará em breve à Nigéria, Namíbia e África do Sul, com potenciais ramais a oferecer conexões extras para outros países da região que, em sua maioria, encontram-se na parte inferior de um ranking global em penetração da internet, elaborado pelo Bando Mundial.

De acordo com o Google, a instalação do novo cabo, cujo início das operações está previsto para o final deste ano, poderá representar a criação de 37 mil empregos indiretos no Togo até 2025, com um impacto positivo no PIB daquele país, de US$ 193 milhões (R$ 952 bilhões).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.