Google Chrome perde Modo Lite, que economiza dados móveis

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome perde Modo Lite, que economiza dados móveis
Imagem: Pixabay

A Google anunciou nesta terça-feira (22) o fim do Lite Mode, o recurso de economia de dados da versão do Google Chrome para Android. A novidade será implementada a partir da versão 100 do Google Chrome para tablets e smartphones e não pode ser alterada ou ignorada pelo usuário, já que será uma mudança forçada e padronizada.

A função existia desde 2014, ainda sob o nome de Chrome Data Saver, mas foi remodelada e rebatizada ao longo dos anos. Na versão atual, antes de ser descontinuada, ela pode ser ativada nas configurações do aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para que ele serve?

O Lite Mode, ou Modo Lite na versão em português do Brasil do sistema operacional, ajuda você não só a economizar na internet móvel, mas também a navegar mais rapidamente, já que alguns recursos das páginas eram deixados de lado para você ganhar acesso ao conteúdo do site o quanto antes. O painel exibe ainda um relatório mostrando o quanto em MBs você economizou o quanto ele estava ligado.

O Lite Mode em funcionamento do Chrome para dispositivos Android.O Lite Mode em funcionamento do Chrome para dispositivos Android.Fonte:  TecMundo 

Segundo a empresa, são dois motivos que levaram ao encerramento do serviço. O primeiro é que os planos de internet móvel já estão mais populares e baratos.

O segundo é que o próprio Chrome já recebeu várias melhorias para reduzir o consumo de dados sem comprometer o desempenho do carregamento da página. Assim, o Lite Mode acabou se tornando obsoleto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.