Chrome e Firefox podem ter graves falhas na versão 100

1 min de leitura
Imagem de: Chrome e Firefox podem ter graves falhas na versão 100
Imagem: Mozilla

A desenvolvedora Mozilla, responsável pelo Firefox, explicou para a comunidade em uma postagem no blog da empresa que algumas páginas podem em breve apresentar problemas de conexão por um motivo bem peculiar: a versão dos navegadores de internet.

A questão é que tanto o próprio Firefox quanto o rival Google Chrome estão se aproximando em poucos meses da versão 100. Isso significa que um terceiro e novo dígito será adicionado a todos os códigos que identificam a build desses programas — e algumas incompatibilidades graves podem ser registradas.

A falha pode ocorrer principalmente na linha de código user agent, que é a responsável por informar aos sites quem é você e qual o navegador utilizado no momento em que você dá o comando para acessá-los. Várias das bibliotecas utilizadas até agora suportam apenas versões de dois dígitos, ou seja, até o Firefox 99, por exemplo.

Tem salvação?

Felizmente, segundo a Mozilla, tanto ela quanto o Google já estão realizando vários experimentos para evitar que esse problema seja de fato realidade.

O Google, por exemplo, vai "congelar" a linha de código no número 99 nos sites que apresentarem erro de navegação até que uma solução definitiva seja encontrada. Além disso, ambas possuem backups de sites que já foram identificados como incompatíveis para exibir versões antigas das páginas até que a falha seja corrigida.

Sites como HBO Go, Bethesda, Yahoo! e Slack estariam entre os afetados. Entretanto, como os erros muitas vezes envolvem apenas algumas seções das páginas e as desenvolvedoras já estão de olho nos riscos, não há muito com o que se preocupar. O Chrome deve chegar à versão 100 no final de março deste ano, enquanto a vez do Firefox será cerca de dois meses depois.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.