Safari perde mercado e deve ser ultrapassado pelo Microsoft Edge

1 min de leitura
Imagem de: Safari perde mercado e deve ser ultrapassado pelo Microsoft Edge
Imagem: Apple

O navegador Safari, da Apple, está perdendo a já duradoura segunda colocação no mercado global de browsers para desktop. Os dados são do StatCounter e foram divulgados pelo site TechRadar.

De acordo com as informações mais recentes do setor, o Safari segue no segundo lugar com 9,84% — seguido cada vez mais de perto pelo Microsoft Edge (9,54%) e sempre próximo do Mozilla Firefox (9,18%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema? A distância entre o navegador da Apple e a concorrência está cada vez menos. Em janeiro de 2021, por exemplo, o Safari tinha pouco mais de 10% da fatia de mercado e o Edge estava atrás do Firefox.

O Safari (linha em cinza) começou a ver a concorrência cada vez mais próxima nos últimos meses. O Chrome (em verde) segue sem ser ameaçado.O Safari (linha em cinza) começou a ver a concorrência cada vez mais próxima nos últimos meses. O Chrome (em verde) segue sem ser ameaçado.Fonte:  Statcounter 

A previsão é de que, caso o ritmo continue similar, nos próximos meses o Safari caia para terceiro ou até quarto nessa disputa. O Google Chrome segue o líder isolado (65,38%), enquanto o Opera (3%) e o antigo Internet Explorer (1,06%) completam a lista.

O que explica a queda?

Segundo o TechRadar, o Safari naturalmente está em desvantagem por estar presente apenas em dispositivos com macOS, mas manter o segundo lugar mesmo assim mostra a força da marca ao redor do mundo. Embora na Europa ele já tenha perdido a vice-liderança, nos Estados Unidos, por exemplo, ele tem 16,87% do mercado de navegadores.

Já o Edge ganhou um novo respiro em especial após o lançamento da nova versão com o motor de navegação Chromium.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.