74% dos brasileiros preferem streaming no lugar de livros, diz pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: 74% dos brasileiros preferem streaming no lugar de livros, diz pesquisa
Imagem: Pexels/JeShoots/Reprodução

Assistir conteúdos por streaming se tornou uma das atividades favoritas do brasileiro. Segundo a pesquisa “Hábitos de streaming dos brasileiros”, desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa e divulgada pela plataforma Roku, 75% dos entrevistados afirmaram consumir algum tipo de streaming todo dia. Além disso, 88% das pessoas disseram já virar a noite maratonando uma série.

“Os resultados demonstram que estamos vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio para ficar. Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos", diz Luis Bianchi, diretor de marketing para a América Latina da Roku.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Maioria dos brasileiros consome streaming todo diaMaioria dos brasileiros consome streaming todo diaFonte: FSB Pesquisa/Reprodução 

Ganhando favoritismo

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, de maneira online com dois mil consumidores de 18 anos ou mais. Para comparação, 74% dos entrevistados disseram que preferem assistir streaming a ler um livro. Já 68% preferiu streaming a assistir um jogo de futebol do seu time. A atividade também ganhou das opções: sair com amigos (63%), praticar esportes (61%) e ir a uma festa ou show (61%).

Já as atividades que ganham do streaming na preferência dos brasileiros são: ir à praia (39%), ficar com a família (32%) e fazer sexo com o(a) companheiro(a) (25%), segundo as respostas.

Quem assiste mais o quê?

De acordo com a pesquisa, filmes e séries são os conteúdos mais consumidos no streaming. Além disso, o mapeamento mostra que a Geração Y (também conhecida como Millenials) é a que mais consome streaming: 80% da geração utiliza o serviço. Classes sociais mais ricas (A e B) também possuem maior porcentagem no uso do streaming.

Streaming de música aparece em terceiro lugar da pesquisaStreaming de música aparece em terceiro lugar da pesquisaFonte:  FSB Pesquisa/Reprodução  

Maratonas e tela grande

Dos entrevistados, 88% diz já virado a noite maratonando. Por isso, 8 em cada 10 pessoas preferem que os episódios sejam disponibilizados de uma vez só. Para 51% dos respondentes, streaming é algo que eles fazem sozinhos. Eles também fazem streaming durante as refeições (89%) e arrumando a casa (55%).

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos brasileiros gostam de consumir streaming na tela da TV, comparado com 17% no celular e 15% no computador.

12% off
Imagem: Streaming Player Roku Express
Imagem: Tecmundo Recomenda

Streaming Player Roku Express

Assista filmes, séries e programas favoritos direto de sua TV. Com o Roku Express você transforma sua TV em uma Smart TV, com configuração fácil e qualidade HD e Full HD, compatível com iOS e Android.

R$ 233,00
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.